Egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc), Adrielly Benigno de Moura ganhou o Prêmio André Berten de Teses e Dissertações, assumindo a terceira colocação na categoria dissertação na área educação. A premiação ocorreu nesta terça-feira, 21, II Simpósio Internacional Jürgen Habermas – Esfera pública: mudanças e perspectivas, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O trabalho premiado foi justamente a dissertação defendida no mestrado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), na linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação”, sob a orientação do professor Doutor Joaquim Gonçalves Barbosa. A professora Arilene Maria Soares de Medeiros, vinculada a linha de pesquisa do Programa, representou a discente na solenidade de entrega da premiação.
De acordo com informações do portal do simpósio, o Prêmio André Berten de Teses e Dissertações foi criado como forma de incentivar, no universo dos estudos habermasianos, a divulgação de pesquisas realizadas, a valorização do trabalho de jovens pesquisadores e o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas neste domínio.
“Isso representa uma conquista acadêmica para o Poseduc, por concorrer com outros programas da área e instituições do país, porque o insere no cenário nacional e internacional com produção de pesquisas qualificadas”, disse o professor Allan Solano Souza, coordenador do Poseduc.
A dissertação contribui para pensar a gestão escolar democrática, no nível de Ensino Médio, a partir das proposições habermasianas, afirmando que a razão comunicativa prioriza a participação e autonomia dos sujeitos.