Servidor técnico administrativo da UERN, enfermeiro, agora mestre, TNM Jarmeson Vidal de Oliveira apresentou sua dissertação de mestrado no Campus da UERN, em Pau dos Ferros. A defesa ocorreu no dia 20 de julho de 2018, com o tema “Interiorização do Ensino Superior: prática profissional, flutuação e políticas de atenção ao docente”, no Programa de Mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES).
A dissertação tratou da fixação de docentes em instituições públicas e analisou dados de instituições de ensino superior, na cidade de Pau dos Ferros. Dentre as constatações da pesquisa está a dificuldade da identificação com o local, em decorrência da realidade dos professores que precisam trabalhar longe dos grandes centros, associados a fatores ligados à família, formação e trabalho, chegando às relações institucionais que podem ser dificultadas pela fragilidade da vinculação com o território onde se localizam as instituições de ensino superior pesquisadas e à própria atenção dada aos docentes.
Jarmeson Vidal trabalhou com dados que são frutos da ampliação do ensino superior na região do Alto-Oeste potiguar, no período de 2005 a 2017, período que demarca a forte expansão do ensino superior no interior do Rio Grande do Norte, notadamente ou especificamente na cidade de Pau dos Ferros. A pesquisa traz fortes contribuições para as três instituições públicas de ensino superior da cidade de Pau dos Ferros e, dada a pesquisa a partir do CAMEAM pode-se dizer que traz contribuições muito específicas à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como um todo, além de apontar caminhos para a permanência de docentes em instituições interioranas do Brasil, seja na graduação ou na pós, dada a realidade e necessidade de todos terem acesso à Universidade sem precisar deixar suas casas.
O servidor técnico administrativo da UERN, até então aluno de pós-graduação, é enfermeiro e no seu trabalho final de curso na graduação em Enfermagem no CAMEAM/UERN utilizou dados sobre a saúde dos docentes. Assim, sua dissertação e pesquisa de mestrado em sua própria instituição de trabalho é simbólica, pois volta o olhar para seus pares, seu contexto, sua universidade, sua cidade e pode se constituir também em exemplo que potencialize outros sujeitos (da pós-graduação da UERN) a estudar e contribuir com o desenvolvimento do próprio território. Para finalizar, lembramos e enaltecemos a importância do PLANDITES – Mestrado na UERN Pau dos Ferros, que traz essa oportunidade de contribuição ao Alto-Oeste potiguar.