A abertura oficial da VIII edição do Seminário Nacional do Ensino Médio (Senacem) e do III Simpósio Interdisciplinar aconteceu na noite desta quarta-feira, 27, no Auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), em Mossoró.
O Senacem, evento que ocorre desde 2011 na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), dialoga com pesquisadores de diversas instituições brasileiras e com docentes da escola pública sobre as políticas públicas educacionais. Nesta edição, o intuito é fortalecer o debate sobre as reformas do Ensino Médio, as diversas possibilidades de resistência e a construção de um currículo de qualidade.
A solenidade de abertura contou com a presença de estudantes de instituições de ensino superior, docentes da rede básica e do ensino superior, gestores e profissionais da educação. Após prestigiarem a apresentação cultural do grupo Duo Omô Omí, da Escola Estadual Manoel João, os participantes puderam discutir sobre os desafios enfrentados atualmente pelo ensino básico no Brasil, uma temática necessária na busca por uma educação de qualidade para todos.
O professor Dr. Idevaldo da Silva Bodião (UFC), convidado especial da noite, apresentou discussões acerca do tema “Ensino Médio em Reformas: três décadas de crise e resistências – avaliação e perspectivas”, com mediação do professor Emerson Augusto (Ufersa). Na avaliação do professor Idevaldo, é preciso ainda muita luta para termos um ensino básico satisfatório. “A educação brasileira repete, ano a ano, um ciclo de ‘melhora um pouquinho’, retroage, melhora um pouquinho, retroage. O que nós vamos fazer aqui hoje é, mais uma vez, chamar a atenção para as coisas que nós precisamos avançar”, comentou. Segundo ele, são necessárias duas ações efetivas para mudar essa realidade. “Nós temos uma luta para fazer a lei e depois uma outra luta para efetivar a lei. Essa é a nossa tarefa”, enfatizou.
O Senacem e o Simpósio Interdisciplinar são promovidos pela Faculdade de Educação da Uern, com realização do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CNPq/Uern) e contam com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino – Uern/UFERSA/IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH).
A programação, que continua até a próxima sexta-feira, 29, acontece de forma híbrida, com atividades presenciais e remotas, suscitando debates voltados ao ensino e ao desenvolvimento de escolas de qualidade referenciadas socialmente, bem como o debate dialógico sobre ciências e culturas.
Toda a programação do evento está disponível aqui.