“Passei um susto quando sofri um acidente. Como surdo, não pude me fazer entendido, e questionaram: “Por que um surdo está dirigindo?”.
O relato de um surdo sobre a situação de constrangimento que viveu no trânsito foi uma das narrativas que a professora Ana Lúcia Aguiar, diretora de Políticas e Ações Inclusivas da UERN, utilizou para ilustrar cenários que alertam para a necessidade de se pensar no outro e nas diferenças presentes no trânsito.
A apresentação foi feita durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito em Mossoró, na última quarta-feira (18), no prédio do SENAI. No evento, a professora proferiu a palestra “Como argila nas mãos do oleiro: aprender a conhecer, preservar a vida”, durante a qual apresentou diversos relatos sobre entraves enfrentados por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao se deslocarem pela cidade.
A professora alertou para a necessidade de que sejam discutidas questões ligadas à inclusão e à acessibilidade ao se pensar no trânsito da cidade e destacou o papel da UERN como fomentadora desse processo. “São ações que devem ser cotidianas”, enfatizou.
No último mês, destacou a professora, a Universidade deu início ao Curso de LIBRAS para Agentes de Trânsito de Mossoró, que contempla 36 profissionais. A iniciativa faz parte das ações previstas pela Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana em Mossoró, da qual a UERN faz parte, representada pela DAIN.
A Semana Nacional de Trânsito é promovida pela Prefeitura de Mossoró, em parceria com diversas instituições.