Direito animal é tema de discussão entre Uern, OAB, classe política e sociedade

A pauta do direito animal foi tema de reunião entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional Mossoró (OAB/Mossoró), representantes da classe política e da sociedade de Mossoró na manhã desta terça-feira (23). A reunião aconteceu de forma híbrida e contou com a participação do professor Francisco José Garcia Figueiredo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que explanou sobre o tema central do encontro. O professor apresentou pontos importantes, como a garantia constitucional dos direitos dos animais e a responsabilidade da sociedade quanto ao cuidado com os animais.

O encontro foi provocado pela advogada Cláutia Sheila, representante da OAB Mossoró, e contou com a participação de outros membros da OAB, da vereadora Marleide Cunha, do vereador Pablo Aires, represenetante do vereador Tony Fernandes e de representantes de entidades ligadas à causa animal em Mossoró. Da Uern, estavam presentes a reitora Cicília Maia, o vice-reitor Chico Dantas, pró-reitores e assessores da Universidade.

Na oportunidade, a reitora anunciou que a Uern está sendo beneficiada com uma emenda no valor de R$ 100 mil destinada pela deputada Isolda Dantas, articulada através do vereador Pablo Aires, para o Projeto CastrAção, coordenado pela professora Gabriela Cemirámis e realizado com o apoio da Funcitern para a castração dos animais que concentrados no Campus Universitário de Mossoró.  Paralelo a isso, a Universidade irá realizar uma campanha de conscientização e iniciar a elaboração de um Plano de Manejo Ético de Animais para a universidade.

“Queremos assumir aqui o compromisso da nossa universidade com essa campanha de conscientização de cuidados, de uma forma geral, a todos os animais que habitam os nossos espaços não somente em Mossoró, mas nos seis municípios onde a Uern possui campus. Para além, estamos realizando estudos e iremos realizar uma discussão junto às unidades acadêmicas para que possamos destinar espaços para a alimentação desses animais. Dentro desta campanha, vamos dizer aos cuidados e à nossa comunidade acadêmica quais os espaços onde esses animais podem ser alimentados de forma qualificada”

Segundo a avaliação da reitora, a reunião constituiu na aglutinação de pessoas ligadas à pauta animal, não somente para a Uern mas para a cidade de Mossoró e para o estado do Rio Grande do Norte.