Dia Nacional da Ciência: Consolidação da pós-graduação impulsiona pesquisas na Uern

No dia 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. O dia foi escolhido por ter sido nessa data, no ano de 1948, que foi criada a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), uma entidade civil, sem fins políticos ou posições partidárias, que desenvolve atividades para expandir e aperfeiçoar os sistemas nacionais de ciência e tecnologia.

O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico tem como objetivo estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar os saberes científicos para a sociedade. Nos último anos, em especial com a pandemia de Covid 19, o debate sobre a importância da ciência e da produção científica ganhou destaque na sociedade, principalmente por causa do papel fundamental que a ciência e pesquisa tiveram na busca de soluções para vencer a pior crise sanitária do último século.

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a pesquisa é um dos pilares da Instituição juntamente com o ensino e a extensão. E ao longo dos anos, impulsionada com a criação e consolidação dos cursos de pós-graduação, a Universidade vem adquirindo uma robustez quanto ao desenvolvimento das suas pesquisas, assim como aos resultados que elas estão obtendo.

A cada ano que se passa, os números de projetos são maiores e, por conseguinte, o número de pessoas envolvidas também. São pesquisas que lidam com as mais diversas áreas do conhecimento, sobretudo aquelas consideradas áreas estratégicas para o estado do Rio Grande do Norte.

Atualmente, são 108 grupos de pesquisa. São mais de 400 projetos de pesquisa institucionalizados em andamento, incluindo projetos contemplados com bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), bolsas do PIBIC-Ações Afirmativas (PIBIC-Af), do PIBIC Ensino Médio (PIBIC-EM) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

A Uern conta com seis cartas patentes, além de outras dezenas de pedidos de propriedade intelectual em andamento no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A implantação de programas de pós-graduação na Uern completou 15 anos em 2023. São 20 programas de pós-graduação, que reúnem 26 cursos, sendo 22 de mestrado e 4 de doutorado, nos campi de Mossoró, Pau dos Ferros, Assú e Caicó, em diversas áreas do conhecimento.

A pós-graduação stricto sensu encontra-se em processo de consolidação. Inclusive, com base no resultado da avaliação quadrienal da Capes 2017-2020, 25% do programas de pós-graduação da Universidade tem com conceito 5, 35% com nota 4 e 40% com nota 3.

O avanço na pós-graduação reflete diretamente na quantidade e qualidade das pesquisas desenvolvidas na Instituição. Com mais de 90% do corpo docente da Uern formado por mestres e doutores, resultado da política de capacitação que também alcança os servidores técnico-administrativos, as pesquisas realizadas na Universidade têm tido maior destaque.