Texto de Lydia Paulino, estagiária de Jornalismo
Dia 8 de março não é apenas uma data de comemoração para as mulheres, mas também um dia de lembranças e muita luta pelos direitos conquistados e ainda a serem conquistados pelas mulheres de todo o mundo.
O Núcleo de Estudos da Mulher Simone de Beauvoir (Nem/Uern), vinculado à Faculdade de Serviço Social (Fasso), promoveu na manhã desta quarta-feira (8) o ato público “Pela vida das Mulheres e em defesa da democracia”.
“Hoje mais do que nunca temos que estar lutando pela nossa própria vida e pelos nossos direitos, para estarmos onde nós quisermos, para termos o direito de ocuparmos todos os espaços”, afirmou Terumi Tatsukawa, segunda coordenadora-geral do Diretório Central das e dos Estudantes Anatália de Melo Alves (DCE).
A concentração do evento ocorreu na Praça da Igreja do Perpétuo Socorro, em frente ao prédio do Epílogo de Campos, desde as 7h30 e contou com delegações de mulheres e crianças de outros municípios da região, além de um café coletivo, entrega de adesivos, lembrancinhas, e venda de camisas.
A professora Suamy Soares, do Departamento de Serviço Social e coordenadora do Nem, enfatizou que o dia 8 de março não é um dia de comemoração e sim um dia de luta.
“A gente ocupa as ruas para dizer que mulheres precisam de políticas públicas, precisamos enfrentar a violência que cresceu nos últimos quatro anos, precisamos defender a democracia e por isso estamos na rua. Então hoje não é dia de comemoração, hoje é dia de estar na rua dizendo ‘avançamos, mas precisamos avançar muito mais’, declarou.
O ato teve como destino a Praça do Pax, no Centro de Mossoró. Para a coordenadora-geral do DCE, Estefane Maria, o dia internacional da Mulher não é um dia apenas para pedir o fim da violência contra as mulheres, mas sim garantir mais direitos.
“Nós temos um lema muito importante na marcha mundial das mulheres que é ‘andar no passo da mais lenta’, para que a gente consiga conquistar e contemplar todas as mulheres da sociedade que são violentadas, que não têm direito a emprego, que não têm direito a moradia, então estamos marchando sempre”, afirma.
Confira mais fotos do evento AQUI.
Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais promove palestra sobre envelhecimento
Em mais uma ação da Uern relacionada ao Dia Internacional da Mulher, o Núcleo de Pesquisa da Terceira Idade, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS), promove, no dia 9 de março, às 9h, palestra com o tema “Envelhecimento e familismo no contexto de desproteção”.
A convidada para palestrar é a professora associada da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Solange Maria Teixeira, doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Pós-doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP.
O evento vai ocorrer no auditório da Faculdade de Serviço Social (Fasso) e será aberto ao público.