...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Deputado Mineiro irá acompanhar processos da Uern junto ao FNDE, entre eles a reforma do ACEU

Em reunião com a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, o deputado federal Fernando Mineiro reafirmou que irá acompanhar os processos para a liberação de recursos de convênio da Universidade com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Entre os convênios pendentes de liberação, estão os referentes à emenda direcionada para a Uern em 2019 pela bancada federal, no valor de aproximadamente R$ 20 milhões, e que inclui benefícios para os seis campi da universidade, como a reforma e restauração do Clube Aceu (Associação Cultural e Esportiva Universitária), em Mossoró.

O prédio foi construído na década de 1920 para acolher a sede do clube esportivo Ipiranga, e foi doado à Universidade na década de 1980, sendo o principal palco de manifestações culturais de Mossoró. O desgaste temporal da edificação e as dificuldades de obtenção de recursos para investimentos nas reformas junto ao Governo do Estado culminaram na necessidade de interdição dos espaços do Aceu.

Somente após o processo para a regularização da documentação do prédio e doação oficial para o patrimônio da Uern, em 2016, foi possível habilitar a obra de recuperação e restauro do prédio para a captação de recursos federais, sendo incluída na emenda de bancada de 2019.

“Desde a destinação da emenda, ainda em 2018, a Uern tem se debruçado sobre os projetos e cumprido as diligências do FNDE, no entanto, o processo burocrático e a equipe reduzida de avaliadores tem prejudicado a liberação dos recursos. Para se ter uma ideia, somente três convênios foram liberados até o momento. O apoio do deputado Mineiro em Brasília, que conhece nossa Universidade e reconhece o impacto da Uern na sociedade potiguar e sabe da urgência dessa liberação é de grande importância”, avaliou a reitora.

No mês de Fevereiro, a reitora Cicília Maia foi recebida pela presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, e pediu celeridade na liberação. Após a reunião, foram liberados dois convênios: para a construção da cerca e posto de vigilância no Campus Mossoró e a construção de banheiros e rede coletora de esgoto também no campus Mossoró.
O deputado Fernando Mineiro deverá se reunir com o FNDE nos próximos dias, buscando dar celeridade ao processo de liberação dos demais convênios que encontram-se travados. A expectativa é de que, caso a aprovação dos projetos pelo FNDE aconteça ainda em 2023, as obras tenham início em 2024.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support