...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Departamento de Informática realiza evento sobre mulheres de exatas

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

O Departamento de Informática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realiza nesta quinta-feira, 9, às 14h, no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef) a mesa redonda “Mulheres de exatas, experiências e perspectivas”, com o objetivo de discutir as percepções das profissões na área de exatas por um olhar feminino.

Organizadora da mesa, a assessora de Transparência e Governança da Uern, Jéssica Figueiredo, comenta que o evento busca discutir que é possível que as funções sejam exercidas por todas as pessoas, independente de sexualidade e gênero. “Há uma necessidade de atrair mais meninas para as exatas. Isso possibilita criar um ambiente mais diverso, inovador, em que todas as pessoas possam contribuir para o desenvolvimento das ciências”, diz.

A mesa redonda será composta pela Dra. Bernadete Fragoso, de Ciências Biológicas; a professora de Física Dra. Maria das Graças; a professora Ma. Ayla Gabriela, de Matemática; a professora de Química, Dra. Suely Leal; e Jéssica Figueiredo, de Ciência da Computação.

Para Maria das Graças, o encontro serve para construir uma sociedade mais igualitária e destaca o papel da mulher na sociedade. “Sou mulher com todas as suas atribuições, sentimentos e que luta diariamente para se firmar numa área que historicamente é predominantemente masculina. A Física é assim. Para vocês terem uma ideia, temos somente duas professoras no Departamento de Física da Uern. A realidade não é muito diferente nas outras instituições do estado. O maior desafio na minha experiência é se impor, claro, respeitando também os colegas”, comenta.

Aylla Gabriela observa que o número de mulheres em áreas relacionadas à Matemática tem aumentado gradualmente nas últimas décadas, mas ainda há muito espaço a ser conquistado. “Nosso departamento, apesar de possuir poucas mulheres como professoras, temos uma relação de respeito entre todos os professores e trabalho em equipe. No meu caso, vejo um diferencial de ser mulher, que contribui muito na nossa área com relação a diferentes habilidades que são características das mulheres como habilidade de comunicação, trabalhos criativos e outros”, diz.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support