O Departamento de Ciências Contábeis do Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura (CAJIM/UERN), em Patu, através de iniciativa do professor Francisco Tavares Filho (Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo), conseguiu aprovar, neste mês de outubro/2009, projeto de pesquisa junto a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).
O professor explica que o referido projeto, denominado “Estudo das necessidades de informações contábil-gerenciais em micro e pequenas empresas do oeste potiguar”, tem o objetivo de pesquisar e diagnosticar as necessidades informacionais, em termos contábil e gerenciais, das micro e pequenas empresas da microrregião de Umarizal do oeste potiguar (envolve as cidades de Almino Afonso, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, João Dias, Lucrécia, Martins, Olho D’Água do Borges, Patu, Rafael Godeiro, Serrinha dos Pintos e Umarizal).
Os recursos envolvidos serão destinados para desenvolvimento do projeto em questão, bem como, financiamento da infraestrutura do grupo de pesquisa criado pelo professor Francisco Tavares naquele Departamento. “Essa iniciativa, além de beneficiar várias empresas norteriograndenses, também contribui para a melhoria da qualidade do Curso de Ciências Contábeis da UERN em Patu em termos de avanço na pesquisa científica”, afirma o professor Francisco Tavares.
O Departamento também conta com outro projeto de pesquisa em andamento, de responsabilidade do professor Hélio de Sousa Ramos Filho (Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual da Paraíba), intitulado “Exportações, produtividade e inovações: uma análise microeconômica dos agroexportadores do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo verificar a existência de inovações ao nível das unidades agrícolas familiares e seu impacto sobre o comércio internacional potiguar.