A defesa da dissertação de Mestrado em Física do discente José Genielisson da Silva Medeiros, inicialmente prevista para o dia 25 de julho, foi prorrogada para o dia 1º de agosto de 2025, às 10h. A alteração foi motivada por questões de saúde do professor Dr. Raimundo Silva Júnior, orientador da pesquisa. A informação foi divulgada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Com o título “Investigando a relação entre informação e complexidade em espécies do tipo vírus”, a dissertação analisa sequências de nucleotídeos associadas a vírus de RNA, especialmente espécies de coronavírus que infectam humanos. A pesquisa utiliza ferramentas estatísticas baseadas na teoria da informação, como medidas de entropia e a complexidade estatística de López-Ruiz, Mancini e Calbet (LMC), aplicadas tanto às sequências genômicas completas quanto às regiões específicas relacionadas à proteína Spike.
Entre as espécies analisadas estão HCoV-229E, HCoV-OC43, HCoV-NL63, HCoV-HKU1, MERS-CoV e SARS-CoV-2. De acordo com o resumo da pesquisa, os resultados apontam que essas regiões, assim como os genomas completos, são regidas por processos estocásticos. A semelhança de comportamento estatístico, mesmo em escalas reduzidas, sugere ainda a presença de um padrão fractal entre os conjuntos de dados.
A defesa será realizada por videoconferência, e os interessados em acompanhar devem solicitar o link à secretaria do PPGF pelo e-mail: ppg.fisica@uern.br.
A banca examinadora será composta pelo professor Dr. Raimundo Silva Júnior (UFRN), presidente da banca e orientador da dissertação; pelo professor Dr. Vamberto Dias de Mello (Uern), como examinador interno; e pelo professor Dr. Antonio de Macedo Filho (Uespi), como examinador externo.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do programa: https://ppgf.uern.br.