Debate: Cotas étnico-raciais representam oportunidade de acesso ao Ensino Superior

Na noite desta quinta-feira, 20, foi realizado o debate de abertura da programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra. Promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o evento discutiu sobre o acesso às cotas raciais da Universidade.

O debate contou com a participação de Douglas Olisa e Vitor Cunha, do curso de Ciências Sociais, e Mateus Alexandre (Ciências Sociais/Posensino). A mediação foi da coordenadora do NEAB/Uern e presidente da banca de heteroidentificação da Uern, profa. Dra. Eliane Anselmo, e a profa. Dra. Ivonete Soares, membro do NEAB/Uern.

Mateus Alexandre externou que as cotas são importantes para trazer mais negros para a Universidade. Para Douglas Olisa, as cotas raciais representam uma oportunidade para as pessoas negras terem acesso ao Ensino Superior.

Neste ano, a Uern passou a adotar a cota étnico-racial, cuja lei nº 10.480/2019 foi aprovada no início de 2019, e incluída no sistema de cota social do processo seletivo de vagas iniciais, cuja seleção ocorre via Enem/SiSU. Conforme dados da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), foram matriculados no primeiro semestre de 2020, 419 estudantes da cota PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) e mais 200 candidatos da categoria PPI, com ingresso no semestre 2020.2 foram convocados para a banca de heteroidentificação.

“As cotas étnico-raciais representam um grande avanço. A Uern, por meio do NEAB, tem feito um bom trabalho de valorização e reconhecimento da população negra. É preciso cada vez mais incluir o negro no Ensino Superior, trazer sua ancestralidade, sua cultura para dentro da Uern”, complementou Vitor Cunha.

A programação alusiva ao dia da Consciência Negra segue nesta sexta-feira, 20, com uma live sobre “Ser negro no Brasil”. O evento terá como convidado o prof. Dr. Luiz Gomes (Ufersa) e mediação da professora e atriz Ma. Lenilda Sousa (membro do NEAB). A transmissão será às 14h, pelo Youtube da Uern Oficial.

A programação especial é realizada pelo NEAB, com o apoio do Grupo de Estudos Culturais (GRUESC), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) e Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO).