Sete programas de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foram avaliados no triênio 2010-2012, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Todos conseguiram conceito 3, considerado bom.
“Os programas de Ciência da Computação, Física e Letras, iniciados em 2008, foram avaliados pela primeira vez num triênio completo. Todos eles mantiveram o Conceito 3, como recomendados na sua aprovação em 2007”, exaltou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria Soares.
Já os programas de Ciências Naturais, Saúde e Sociedade, Educação e Ciências Sociais e Humanas foram avaliados neste triênio de forma parcial, pois iniciaram suas atividades a partir de 2011. Todos também mantiveram o Conceito 3, como recomendados na sua aprovação.
O Pró-Reitor explica que apesar do bom desempenho da UERN, de forma semelhante aos programas mais antigos, a Propeg fará reuniões individuais com cada um dos programas para definir quais as ações para melhorar os seus conceitos. “A partir das apreciações das fichas de avaliação de cada um dele,s a Propeg irá, dentro do seu planejamento, definir as estratégias e ações para que possamos aumentar os seus conceitos no triênio vigente 2013-2015”, ressaltou.
A CAPES avalia trienalmente todos os programas de pós-graduação do país, a partir dos dados enviados pelo aplicativo coleta CAPES. Os conceitos dos programas são discutidos e apreciados por comissões de avaliação de cada área e chancelados pelo Comitê Técnico Científico – CTC-ES.