Pioneira na formação de profissionais de Educação Física no Estado, a Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faef/Uern) vem se consolidando como um dos principais centros formadores da região, mantendo um firme compromisso com a educação pública de qualidade. E sua formação de excelência é reconhecida e atestada pela Comissão Estadual de Avaliação (CEA/RN), que atribuiu conceito 5 (conceito máximo) aos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.
“Esse reconhecimento é reflexo da seriedade e do compromisso da Faculdade com a formação de profissionais críticos, éticos e preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da área da saúde, da educação e do esporte”, avalia a diretora da Faef, a Profa. Dra. Daniela Bessa.
A média de estudantes gira em torno de 250 discentes. Ao longo da graduação, eles experienciam uma formação teórica e prática, pautada no tripé ensino, pesquisa e extensão. A formação de execelência visa oferecer aos futuros profissionais, além das competências técnicas, uma postura crítica e reflexiva, com conduta ética e humanística, respeitando a diversidade.
Atualmente, a Faef conta com um corpo docente altamente qualificado, composto por 17 professores efetivos, sendo 13 doutores e 4 mestres. A grande quatindade de doutores reflete na formação crítica e humana dos profissionais, além de incentivar o desenvolvimento de mais pesquisas na área de Educação Física.
Além do ensino de qualidade, a Faef se destaca pelos seus projetos de extensão vinculados ao Programa Institucional de Extensão (Proex), que promovem a integração entre universidade e sociedade. Dentre os projetos em destaque estão: Clubinho da Rede, Nadarmais, Laboratório de Alfabetização Motora, Incorporart, Projeto Superação, Provida, Saúde e Fé, Projeto Paralímpico, Primeiros Socorros, Esporte na Uern, Delineamento Estatístico e Escola em Movimento.
No campo da pesquisa e inovação, a Faculdade abriga importantes laboratórios de ensino e pesquisa que contribuem para o desenvolvimento científico e a formação de excelência dos seus discentes. São eles: o LADA (Laboratório de Avaliação do Desempenho aquático ), o LABMOS (Laboratório de Biomecânica e Movimento do Sistema Locomotor), o LAM (Laboratório de Alfabetização Motora), o LAPAF (Laboratório de Pesquisa em Atividade Física) e o LANEX (Laboratório de neurociência e Exercício). “Esses espaços fortalecem a produção de conhecimento e estimulam o envolvimento dos estudantes em projetos de iniciação científica”, observa Daniele Bessa.
A diretora destaca que a infraestrutura da Fafe também é um diferencial que influenciou na avaliação positiva dos cursos. A faculdade dispõe de um ginásio poliesportivo, quadra de areia, parque infantil, praça de convivência complexo aquático com piscina, campo e pista em processo de revitalização, sala de dança, academia da criança, academia de musculação, auditório, seis salas de aula, secretaria e departamento.
Ela ressalta que esses espaços garantem aos estudantes uma formação prática alinhada à teoria, estimulando a vivência e o desenvolvimento pleno das competências profissionais.
Para a diretora, o conceito 5 da Comissão Estadual de Avaliação (CEA/RN) reconhece o resultado de um trabalho coletivo que tem contribuído com o desenvolvimento economico e social do Estado, seja com a formação de profissionais qualificados, seja com as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas na Faculdade. O resultado é um impulsionador para continuar esse trabalho que vem gerando satisfatórios frutos para a região.
“Com uma história marcada por pioneirismo, inovação e compromisso social, a Faculdade de Educação Física de Mossoró segue sendo referência no ensino superior potiguar, reafirmando diariamente seu papel como formadora de sujeitos críticos, ativos e engajados na construção de uma sociedade mais saudável, inclusiva,critica e justa”, finaliza Danele Bessa.