A Uern, o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia e a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) lançaram, nesta terça-feira (21), o Projeto “Bem-te-vi: Asas e Cores da Gestação”. A iniciativa oferece, até o mês de novembro, um curso com encontros quinzenais para pessoas gestantes.
A proposta do projeto, que está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (27), é transmitir aos participantes orientações sobre temas como a saúde materna, preparação para o parto e cuidado pós-parto. O curso é voltado para pessoas com até 16 semanas de gestação.
O projeto foi lançado no auditório do Hospital da Mulher, durante uma cerimônia que reuniu representantes da unidade de saúde, da Uern e do governo estadual.
Ao longo dos próximos cinco meses, os participantes terão acesso a 12 encontros com equipes multiprofissionais, abordando temas como saúde materna, preparação para o parto e cuidado pós-parto.
Durante o evento de lançamento, a articuladora macrorregional da Sesap, Viviane Lima, enalteceu a iniciativa do projeto e o esforço empregado para que ele pudesse ser concebido e lançado com grande qualidade.
“Nós temos que agradecer o empenho que essas equipes têm dedicado ao projeto. É muito importante a gente perceber a identificação das pessoas com essa pauta e dar esse apoio nessa caminhada para as pessoas durante a gestação”, destacou Viviane.
Integração
A diretora do Hospital da Mulher, Elenimar Bezerra, salientou a parceria entre a unidade de saúde e a Uern, que tem sido fundamental para viabilizar ações como o projeto Bem-te-vi.
“A Uern tem sido uma grande parceira e esse trabalho de cooperação técnica já está sendo um modelo. Por isso, nossas ações têm essa energia, essa delicadeza. E o que a gente quer é construir práticas que tratem o humano com a delicadeza de que o humano precisa”, apontou.
Essa parceria, frisou o pró-reitor de Extensão da Uern, professor Esdras Marchezan, que representou a reitora Cicília Maia na cerimônia, se fez presente desde formação do Hospital da Mulher, refletindo-se hoje em ações que mostram também o potencial das ações da Universidade voltadas para a comunidade externa.
“Esse curso vai ter um impacto muito forte na vida das pessoas que precisam dele. Estamos à disposicao para construir mais e mais ações desse tipo”, comentou.
Já o professor Lucídio Clebeson de Oliveira, coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade da Uern, salientou a importância dessa integração para a relação entre a extensão e o ensino.
“Essa integração está cada vez mais clara e nós queremos que ela se construa cada vez mais. Quem mais se beneficia disso é a sociedade”.
O curso “Bem-te-vi” é uma iniciativa conjunta do projeto de extensão “E nasceu o amor”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faen/Uern), do Hospital da Mulher e da equipe da Residência Multiprofissional em Atenção Básica em Saúde da Família e Comunidade da Uern.
A cerimônia de lançamento contou ainda com o detalhamento dos tópicos abordados no curso, com a diretora de gestão acadêmica hospitalar da Uern, Hosana Mirelle, também coordenadora do projeto “E nasceu o amor”, além da apresentação dos demais membros do projeto.
As inscrições podem ser feitas através deste link. Mais informações também podem ser acessadas nos perfis do Hospital da Mulher e do projeto “E nasceu o amor”.
Veja também os detalhes sobre a programação do curso e o passo a passo para inscrever-se AQUI.