...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Criado o Fórum de reitores das instituições públicas de ensino superior do RN

Criado na manhã desta sexta-feira, 10, o Fórum dos Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN, reunindo quatro gestores: da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN).

A decisão, aprovada por unanimidade, ocorreu durante o encontro das quatro instituições na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitora da UFRN. Na ocasião, foi discutida a defesa das instituições de ensino superior públicas (IES) no atual cenário político brasileiro, mediante o compromisso delas com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Os participantes debateram, também, a interlocução com os representantes do povo potiguar no congresso nacional e o contigenciamento orçamentário das instituições federais do RN (UFRN, UFERSA e IFRN). Tal situação dificulta a execução do planejamento anual, como o andamento de obras de expansão física, o cumprimento de compromissos administrativos assumidos anteriormente e os projetos de investimento nas instituições.

Reitor da UFERSA, uma das duas instituições públicas de ensino superior em Mossoró, José de Arimatea de Matos considera o Fórum de Reitores uma forma de institucionalizar a discussão e o agir dos gestores quanto aos interesses do ensino superior público do Rio Grande do Norte. “Essa forma de organização evita a superposição de ações num estado pequeno como o nosso e oficializa a discussão em torno da temática no âmbito potiguar”, completou. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, Reitor da UERN – outra Instituição localizada em Mossoró – avalia como fundamental que o RN usufrua das IES, “bem como que essas interajam para otimizar esforços e políticas com ênfase no desenvolvimento do RN”.

Wyllys Abel Farkatt Tabosa, reitor do IFRN, atualmente com 20 campi espalhados no estado, reporta-se às questões comuns às IES para garantir a existência do Fórum. Propositora da ideia e anfitriã do momento histórico, Angela Maria Paiva Cruz, reitora da UFRN, justifica a articulação das IES do RN. “Está mais do que na hora de institucionalizarmos a articulação dos reitores do RN, para discutirmos, sistematicamente, os problemas pertinentes à educação superior pública e acharmos juntos as melhores soluções. Esse movimento trará mais impacto sobre a defesa e o fortalecimento do ensino superior público potiguar, com foco nas metas do PNE e do desenvolvimento social e econômico do RN”.

Colocado por Angela Paiva, o primeiro desafio do Fórum será um estudo sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior no RN. Outras pautas do Fórum, para este ano, são a revisão do Plano de Expansão das IES do RN e uma avaliação sobre o funcionamento das parcerias entre as quatro instituições. A funcionalidade, a sistemática do Fórum e a agenda serão pautas para o próximo encontro do Fórum, em data a ser marcada.

Texto: Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN
Fotos: Cícero Oliveira/Divulgação Institucional

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support