Contas institucionais que não se adequarem à cota de armazenamento serão suspensas

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) alerta a comunidade acadêmica – estudantes, docentes e servidores técnicos – sobre os prazos para adequação do limite de armazenamento das contas institucionais do Google.

A limitação foi aplicada no dia 02 de outubro de 2022, a todas as contas de e-mail da Uern. Conforme Resolução nº 40/2022 CD/UERN, os estudantes passaram a ter 5GB de espaço disponível para o armazenamento de e-mails, arquivos e fotos, e os(as) servidores técnicos(as) e docentes 15GB.

Nenhuma conta será suspensa ou excluída de imediato. As contas institucionais que não se adequarem ao uso da respectiva cota até o dia 06 de novembro de 2022 serão suspensas por até 30 dias.

As contas só poderão ser excluídas nas seguintes hipóteses: 60 dias após o desligamento do aluno, docente ou técnico da instituição, ou após 30 dias da suspensão por uso indevido sem que haja compromisso de regularizar a situação.

Veja a nota informativa da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI):

1. Não há previsão de ampliação de espaço para nenhum usuário(a) – docentes, técnicos(as) e estudantes;

2. Todas as contas que estão com o uso de espaço superior ao estabelecido ficam IMPEDIDAS de:
a. Realizar upload de novos arquivos ou imagens para o Google Drive;
b. Fazer backup de fotos e vídeos no Google Fotos;
c. Criar, copiar e editar arquivos em apps de conteúdo colaborativo, como documentos, planilhas, apresentações, desenhos, formulários, etc;

Os(as) usuários(as) que ultrapassarem a cota de armazenamento ainda poderão fazer login e acessar a conta do Google Workspace, além de ver e fazer o download de arquivos.

3. A resolução prevê a suspensão por até 30 dias para quem não se adequar às normas estabelecidas. Neste sentido, as contas institucionais que não se enquadrarem ao uso da respectiva cota até o dia 06.11.2022 serão suspensas por até 30 dias.

4. Após o dia 06.11.2022, caso o usuário esteja com sua conta suspensa, o mesmo poderá, em até 30 dias da suspensão, utilizando o e-mail pessoal (não institucional) cadastrado no sistema acadêmico, entrar em contato com a Superintendência de Informática, através do e-mail de suporte (suporte.email@uern.br) para que seja feita a assinatura de um termo de ajuste de conduta, atestando ciência da notificação e comprometendo-se ao uso adequado da conta institucional.

Através da assinatura do termo de compromisso, será firmado um prazo, limitado até o dia 06.12.2022, para que o usuário, de forma excepcional, possa acessar sua respectiva conta para realizar a devida adequação.

5. Caso o usuário não se adeque no prazo firmado via termo de compromisso ou até o dia 06.12.2022, a respectiva conta institucional será encaminhada para o processo de exclusão.