Luiz Henrique Avelino e seus companheiros de time de futsal estão ansiosos para os Jogos Universitários da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Juerns). Mais de 500 atletas, entre estudantes e servidores, vão participar dos Jogos Universitários da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Juerns), entre 1º e 6 de dezembro, em três locais de Mossoró, envolvendo oito modalidades.
“A expectativa está boa. A gente formou uma equipe bastante competitiva para jogar. Vamos dar o nosso melhor e tentar buscar o objetivo que é ser campeão”, conta o estudante do sexto período do curso de Educação Física, na Uern Mossoró, acrescentando que o time já representou a Uern em diversos campeonatos e que vai em busca, mais uma vez, do troféu mais importante.
A competição contará com times de futsal, voleibol (indoor), voleibol de areia e basquete 3×3. Individualmente, serão as modalidades de natação, karatê, atletismo e xadrez.
Os(as) discentes estão inscritos em 41 equipes (futsal, voleibol indoor, voleibol de areia ou basquete 3×3), totalizando 381 atletas. De forma individual, 59 vão competir na natação, karatê, atletismo ou xadrez.
Os 74 servidores(as) estão divididos em 9 equipes (futsal e voleibol de areia) e individualmente participam das modalidades de xadrez, atletismo e natação.

Para a técnica Ana Angélica Nogueira, titular da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), setor que está à frente da organização, o Juerns tem um papel fundamental no fomento ao esporte dentro da Universidade, incentivando a prática regular de atividades físicas, promovendo integração entre os campi e contribuindo para a permanência estudantil. Mais do que uma competição, os Jogos Universitários, continua, reforçam o compromisso da Uern com uma formação integral, que valoriza o esporte, a convivência e a qualidade de vida.
“A expectativa para a edição 2025 é muito positiva. Observamos um interesse crescente da comunidade acadêmica pelas práticas esportivas, e ampliamos a estrutura do evento para atender ainda melhor esse público”, completa.
Este ano, o grande diferencial é a inclusão da categoria destinada a servidores(as) – docentes, técnicos(as) e terceirizados(as) -, fortalecendo o sentimento de pertencimento e ampliando a participação institucional e o congraçamento entre toda comunidade acadêmica.
“Também aprimoramos os processos de organização e acompanhamento da competição, tornando o evento mais inclusivo e alinhado às políticas de promoção da saúde e do bem-estar”, complementa.
Quem aproveitou a oportunidade para participar foi a professora Camila Úrsula, docente do curso de Educação Física, que pratica voleibol desde a infância e que, dessa vez, vai competir em um time de voleibol de areia.

“A oportunidade de participar dos Juerns, na inédita categoria servidor, é poder viver a nossa Instituição de um jeito muito especial, a partir do protagonismo esportivo. Um convite a interagir com pessoas que fazem parte do nosso cotidiano e que muitas vezes só acessamos de forma protocolar, conhecer ou revisitar espaços e equipamentos que nem sempre fazem parte das nossas atividades laborais, mostrar outras competências e adjetivos que não cabem nos nossos currículos acadêmicos”, comentou.
O evento esportivo, que vai acontecer na Uern Mossoró, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Ginásio Pedro Ciarlini, é uma das últimas atividades do ano de 2025.
“Nossos atletas poderão aproveitar esse momento para se confraternizar, para mostrar suas habilidades, para interagir, socializar. É um evento que vai trazer sensações adicionais à formação acadêmica e vai poder reunir muitas pessoas, de todos os campi [Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros] numa integração muito forte”, destacou a professora Rafaela Medeiros, assessora da Prae.
Solidariedade
Além do espírito esportivo, os Jogos Universitários promovem gestos solidários. Cada atleta inscrito(a) na competição é convidado(a) a doar uma bola que integrará a relação de itens a serem doados pela campanha Meu Melhor Natal da Uern a crianças de diversas instituições em todas as cidades onde há unidade universitária (Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros).
Com o tema “O futuro está em nossas mãos”, a iniciativa doará, além de um brinquedo, mudas de plantas frutíferas e medicinais, um incentivo para que as crianças cuidem da natureza.
