Consuni aprova Política de Assistência Estudantil da Uern

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 12, o Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consuni/Uern) aprovou a minuta de resolução que institui a Política de Assistência Estudantil (PAEST) da Universidade. A política visa nortear os programas e ações que visam a garantia de acesso, de permanência e de conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação presencial/EAD e stricto sensu por parte dos (as) estudantes da Uern.

Para a reitora Cicília Maia, a PAEST é um marco para a Uern. “A Política de Assistência Estudantil é fruto de uma comissão representativa da nossa comunidade acadêmica e é mais um instrumento norteador, que visa fortalecer os programas e ações de assistência estudantil e garantir a formação de qualidade de nossos estudantes”, afirma.

A Pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae), Ana Angélica, externou que esse é um momento de felicidade e entusiasmo. “A aprovação da PAEST é um momento aguardado e ela traz um marco norteador de todos os nossos programas, que estarão alinhados com essa política”, destaca.

A PAEST abrange programas e ações desenvolvidas pela Uern, que tem o intuito de garantir aos estudantes o acesso à moradia estudantil; alimentação; transporte; inclusão digital; atenção à saúde e qualidade de vida; cultura, esporte e lazer; e creche.

Os programas também asseguram apoio social, pedagógico e psicológico; participação em eventos acadêmicos-científicos, culturais, desportivos e políticos; eventos e ações ligadas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação, promovidas por entidades estudantis da Uern.

Para garantir uma melhor execução da Política de Assistência Estudantil, será instituída a Comissão de Assistência Estudantil (CAE), órgão colegiado consultivo e deliberativo a quem compete discutir e orientar o planejamento dos programas e ações de assistência estudantil, respeitado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as demais legislações orçamentárias e financeiras.

A PAEST visa consolidar os programas e ações existentes, bem como otimizar as iniciativas voltadas para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.