Consepe realiza a quinta reunião ordinária de 2024

Na 5ª Reunião Ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizada nesta quarta-feira, 03, foram discutidos e deliberados temas de grande relevância para o funcionamento e aprimoramento das atividades acadêmicas da instituição.

No início da reunião, houve a posse de novos conselheiros. A Profa. Rivânia Lucia Moura de Assis assumiu como representante titular do Faculdade de Serviço Social (Fasso), enquanto a técnica-administrativa Séphora Edite Nogueira do Couto Borges tomou posse como representante suplente de sua categoria. Entre os discentes, Livia Ellen Oliveira Rodrigues, Vitória Barbosa Carreiro e Daizio Lopes Bezerra Neto foram empossados como representantes suplentes, e Bruno Guedes de Macedo assumiu como representante titular.

A recomposição de câmaras também foi um ponto importante da pauta. Foram nomeados dois discentes para a Câmara de Extensão do Consepe, um técnico para a Câmara de Ensino de Graduação e um docente para a Câmara de Pesquisa e Pós-graduação. Além disso, diversos informes foram apresentados, destacando avanços e atualizações nas políticas e ações institucionais.

A ordem do dia na Sessão I – Legislativa trouxe a apreciação e deliberação de duas minutas de resolução. O primeiro processo, nº 04410023.002332/2024-20-SEI, tratou da minuta de resolução que estabelece normas para a institucionalização e funcionamento dos Laboratórios de Ensino no âmbito da UERN. Este processo, de interesse da Proeg, teve como conselheiro relator Nestor Gomes Duarte Júnior. A proposta visa regulamentar e padronizar o uso dos laboratórios, garantindo melhores condições para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e de pesquisa.

O segundo processo, nº 04410109.000821/2024-05-SEI, discutiu a minuta de resolução sobre a forma de citar o financiamento de trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, decorrentes de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela Fuern. A conselheira relatora é a professora Fernanda Abreu de Oliveira; o voto foi lido pela conselheira Rosa Maria Rodrigues Lopes. Foi enfatizada a importância de reconhecer e dar visibilidade ao apoio financeiro recebido, assegurando transparência e valorização das contribuições institucionais.