Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 4, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consepe/Uern) aprovou a minuta de resolução que regulamenta o Programa Institucional de Bolsa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Uern – PIB-Pós. O encontro, presidido pelo vice-reitor Chico Dantas, ocorreu de forma online, com transmissão pelo canal do YouTube da Uern Oficial.
O PIB-Pós tem como objetivo fomentar o acesso e permanência do discente nos cursos de pós-graduação stricto sensu da Uern, em atuação suplementar às agências e instituições de fomento à pesquisa e pós-graduação do país.
O programa contemplará, no mínimo, de acordo com as disponibilidades orçamentárias, 20 bolsas de Mestrado e 10 bolsas de Doutorado. Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, a aprovação do PIB-Pós representa um marco importante para o fortalecimento da pós-graduação na Uern.
“Esse avanço é fruto de um trabalho coletivo e compromisso com a valorização dos nossos estudantes de mestrado e doutorado. O PIB-Pós representa mais do que um apoio financeiro, é uma política institucional que reconhece o protagonismo dos(as) discentes na produção científica, na formação acadêmica de excelência e no impacto social gerado pelos programas de pós-graduação da Uern. Seguimos no propósito de consolidar uma pós-graduação comprometida com a interiorização do conhecimento, a inclusão, a equidade e a qualidade”, destaca.
Também na reunião do Consepe, foi aprovado regulamento dos Grupos de Pesquisa da Uern, que trata da criação, das competências dos membros, da avaliação dos grupos de pesquisas, entre outras atribuições.
UERN CULTURA VIVA
Ainda foi aprovada a minuta de resolução que institui o Programa Uern Cultura Viva, no âmbito das atividades de extensão da Universidade. A proposta tem como objetivo de incentivar e fomentar a arte e a cultura na universidade, valorizando a criação, a crítica, a expressão e a reflexão em arte, compreendendo a experiência e a vivência artísticas como práticas socioculturais fundamentais para uma educação integral, estimulando a sensibilidade, a criatividade e o pensamento crítico da comunidade acadêmica e da sociedade.