O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (25) o Ad Referendum Nº 016/2020 – Consepe que reeditou os Ad Referendum de nº 007 e nº 006/2020. Todos tratavam da suspensão do Calendário Universitário referente ao ano letivo de 2020 devido à pandemia da Covid-19.
A reunião do Consepe foi presidida pelo reitor Pedro Fernandes e foi realizada de forma virtual, através da plataforma Google Meet.
Em 31 de março, a reitoria da UERN publicou o Ad Referendum suspendendo o Calendário Universitário. Devido à impossibilidade de realização de reunião presencial do Consepe, também devido à pandemia, houveram duas reedições do Ad Referendum, que foram apreciados nesta tarde.
Em seu parecer, a professora Ana Lúcia Dantas, relatora do processo, considerou o estado de emergência devido à pandemia em 31 de março, e a continuidade dessa situação até hoje. “Aqui quero registrar que de fato esse Ad Referendum, que à época até nos pareceu precoce, foi um grande acerto da administração”, afirmou a relatora.
Outros conselheiros expressaram a mesma opinião que a professora Ana Dantas. O professor Alessandro Teixeira também afirmou que a decisão, que à época parecia precipitada, depois se confirmou como uma decisão acertada.
A vice-reitora Fátima Raquel Morais, que à época estava no exercício da Reitoria, relembrou os motivos que levaram à suspensão das atividades presenciais, antes mesmo de outras Instituições de Ensino Superior no Rio Grande do Norte, e até mesmo antes da educação básica. “Aquela tomada de decisão, em um domingo, foi bastante difícil. O que nos ajudou naquele momento a tomar essa decisão foi o fato ser da área da saúde, e entender como se desenrola o contexto de uma situação daquela. Na sequência vimos que foi a decisão mais acertada. Hoje fico imaginando se aquela decisão não tivesse sido tomada naquele momento, com certeza, hoje o contexto da UERN seria outro”, afirmou.
Fátima Raquel também destacou o papel protagonista da UERN durante a pandemia. Segundo ela, a Universidade tem se mostrado uma Instituição cada vez mais forte e prestando serviço tanto à sua comunidade acadêmica, que tem desenvolvido diversas atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, como no apoio à Comunidade, seja através do trabalho junto ao Estado como aos municípios. “Neste momento de pandemia a UERN se mostrou grande, muito maior do que ela já era, porque realmente abraçou a sociedade e tem feito o máximo possível com muita responsabilidade, inclusive no que diz respeito à retomada das nossas atividades”, avaliou Fátima Raquel.