A última reunião de 2025 do Conselho Diretor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CD/Uern) foi marcada pela aprovação de 15 matérias. Destaque para aprovação de medidas que fortalecem a assistência estudantil.
A começar pela implementação do Institui o Programa de Apoio à Permanência Estudantil com a unificação dos auxílios socioassistenciais.
Ainda em relação aos discentes foi a minuta de resolução que Institui o Programa de Apoio a Estudantes recebidos pela Uern em Mobilidade Nacional ou Internacional.
Além disso, foi aprovada a regulamentação dos repasses estudantis no orçamento do exercício de 2026 compreendendo auxílios e bolsas.
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) estimou o montante de R$ 15,9 milhões destinados aos programas.
“Cada vez mais a gente tem feito essa defesa no que diz respeito de trazer mais elementos que garantam a permanência dos nossos estudantes na universidade e permanecer com qualidade”, celebrou a reitora Cicilia Maia, que presidiu a reunião. “A gente sabe o quanto faz diferença um auxílio e uma bolsa para o estudante permanecer na instituição”, complementou.
Cursos
Outro ponto de destaque foi a criação do curso de graduação em geografia, grau acadêmico bacharelado, modalidade presencial, vinculado ao Departamento de Geografia (DGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) no turno vespertino.
Atualmente a Uern tem curso de geografia no grau acadêmico de licenciatura voltado para a formação de professores. Mas há a necessidade de que há um baixo número de geógrafos na região que tem demanda no mercado de trabalho da região.
Foram criados os cursos de especialização a distância em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (Assu); Gestão Escolar (Mossoró); Especialização em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (Caicó); em Ensino de Geografia, modalidade (Assú); em Ensino de Português como Segunda Língua para Imigrantes, Refugiados e Apátridas, da Faculdade de Letras e Artes (Mossoró); em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde e o de Ensino de Ciências, “Ciências é 10!” (Mossoró).
Servidores
Também foi aprovada a minuta de resolução que regulamenta o Adicional de Incentivo por Capacitação (AIC) no âmbito da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) e revoga a Resolução nº 54/2022. Outro ponto relacionado ao tema do servidor foi a regulamentação da concessão, controle e a prestação de contas do auxílio-saúde.
O Conselho Direito ainda aprovou o aumento do quantitativo de bolsas deda Programa Institucional de Bolsa de Capacitação do Pessoal Docente.
Convênio
Também foi aprovada a minuta de resolução que aprova a celebração de Termo de Convênio entre a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) contribuição da Uern no valor de R$ 19.440.
