Texto de Adriana Morais
Na manhã desta sexta-feira, 19, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Pau dos Ferros sediou umas das cinco Conferências Territoriais de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte. O evento ocorreu no auditório da Biblioteca setorial do Campus.
Estudantes, professores, pesquisadores, autoridades políticas da região e representantes da comunidade participaram da atividade. A proposta é envolver, articular e mobilizar a comunidade científica e demais agentes de ciência, tecnologia e inovação com a finalidade de constituir propostas para a definição da Estratégia Estadual, Regional e Nacional na área.
Durante a solenidade de abertura, o diretor da Uern Pau dos Ferros, Agassiel Alves, afirmou que esse é um momento importante para a região. “Vamos discutir propostas para potencializar a ciência e tecnologia na região. Espero que seja um debate muito produtivo, que nos abra novos horizontes para construirmos um futuro com grande potencial de desenvolvimento da nossa região, Estado e País”, declarou.
O subchefe de gabinete da Reitoria da Uern, Prof. Me. Jandeson Dantas, enfatizou que esse é o primeiro passo de mobilização para discutir avanços nas áreas de ciência, inovação e tecnologia em todo o Estado. “A Uern tem incentivado a produção científica em todas as regiões. Recentemente, aprovamos a nossa Política de Inovação, de modo a estimular a cultura de inovação com base na política Estadual e Federal de inovação, e impulsionar as pesquisas, ações inovadoras e tecnológicas, a fim de potencializar o desenvolvimento sustentável do Estado”.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ellany Gurgel, observou que esse debate em Pau dos Ferros é de extrema importância. “Pau dos Ferros é a menor cidade do País, em termos populacionais, com oferta de mestrado e doutorado. Então, é um espaço oportuno para debater propostas para otimizar a pesquisa, inovação e tecnologia a curto, médio e longo prazo”, declara.
Conforme a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, pensar em incentivar a Ciência, Tecnologia e Inovação é pensar no projeto de desenvolvimento sustentável na região. O Secretário de Planejamento e desenvolvimento Econômico de Pau dos Ferros, José Vivaldo Machado, que é egresso da Uern, observou que as Conferências Territoriais têm como características o pensar nas especificidades de cada região. “É um momento oportuno para entender as nossas necessidades e propor melhorias para os territórios”, declara.
O diretor da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), Gilton Sampaio, destaca que as Conferências Territoriais têm como missão pesar, junto com os agentes envolvidos na produção científica e a comunidade, o papel da ciência para o desenvolvimento territorial.
Ele ressalta que as Conferências Territoriais serão realizadas em Pau dos Ferros, Natal, Mossoró, Caicó e Santa Cruz, e foram elaboradas com o intuito de garantir a representatividade dos territórios. Os eventos constituem-se em espaços deliberativos, com a promoção de diálogo entre os diferentes atores sociais que visam refletir sobre a atuação da ciência, tecnologia e inovação no RN.
As conferências territoriais são momentos de preparação para a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec-RN), no dia 26 de abril, em Natal.
Após a abertura, foram realizados Grupos de Trabalho para discutir questões específicas, como financiamento de pesquisas, parcerias com empresas privadas, ofertas de bolsas, entre outros. Os temas debatidos nas Conferências Territoriais resultarão em relatórios que serão apreciados na Conferência Estadual e serão úteis para a consolidação da Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser realizada em Pernambuco nos dias 02 e 03 de maio de 2024.
Por fim, esses resultados deverão contribuir com a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que ocorrerá em Brasília/DF nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024.
Em mensagem, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que os encontros territoriais marcam o retorno da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, 14 anos após. “Esse é um momento oportuno para escutar a sociedade e discutir políticas para a Ciência e Tecnologia em todos os estados brasileiros”, diz.
A expectativa dos encontros é fomentar propostas que possam contribuir com o desenvolvimento regional sustentável, alinhado com a expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, fortalecendo a discussão em âmbito estadual, regional e nacional sobre as áreas estratégicas que possam gerar desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável.