A Comissão Permanente do Vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (COMPERVE/UERN) está recomendando aos estudantes interessados em concorrer ao Processo Seletivo Vocacionado (PSV) que se inscrevam no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). É que a UERN estuda a possibilidade de tornar a prova do ENEM um mecanismo de acesso à Universidade através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
A proposta ainda vai ser analisada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) que dará a palavra final a respeito do assunto, porém antes será feita uma série de visitas aos Campi Avançados. Além disso, serão realizados eventos internos para discutir as propostas em que estarão presentes reitores de outras universidades para relatar as experiências das instituições. “Só vamos levar a proposta à submissão do CONSEPE se houver aceitação da comunidade acadêmica”, explicou o diretor da COMPERVE, Egberto Mesquita.
O professor Egberto ainda reforçou que quem decide sobre a adesão ao SISU é o CONSEPE, mas que há uma preocupação de evitar que o aluno que prioriza ingressar na UERN seja prejudicado. “Se o CONSEPE entender que devemos aderir ao SISU esse aluno já estará inscrito”, acrescentou.
O Reitor Pedro Fernandes recomenda que os alunos interessados em entrar na UERN se inscrevam no ENEM. “É muito importante que o candidato participe do ENEM até porque essas questões da adesão já estão sendo discutidas com as escolas da rede pública”, declarou.
O ENEM realiza inscrições entre os dias 12 e 23 de maio. Quem for pagar a taxa terá até o dia 28 para efetuar a quitação do boleto. As provas estão previstas para os dias 8 e 9 de novembro.