A Comissão de Transição para a Gestão 2025-2029 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) entregou o relatório, que tem como objetivo subsidiar a Gestão que se iniciará em 28 de setembro de 2025. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 1º de setembro, na sala do gabinete da reitoria.
Instituída por meio da Portaria Nº 64/2025-GR/Uern de 03 de julho de 2025, a comissão, formada por representantes dos segmentos docente, técnico e discente da Uern, fez um levantamento e sistematizou informações sobre a estrutura e o funcionamento da Uern/Fuern, com base na escuta da comunidade acadêmica.
A reitora Cicília Maia agradeceu o trabalho e envolvimento de todos que fazem a comissão de transição. “Com muito trabalho e comprometimento, a comissão fez uma análise do atual cenário da Uern e nos trouxe um relato, uma visão ampla sobre a nossa Universidade. Esse relatório, junto com outros documentos, vai fundamentar a gestão para fazer um planejamento para os próximos quatro anos”, revela.
Em nome da comissão, a professora Fátima Raquel agradeceu a confiança da reitoria e parabenizou o trabalho e o empenho de todos da comissão. “Tivemos reuniões muito frutíferas. Ouvimos a comunidade acadêmica e conseguimos perceber que as mudanças e avanços após a autonomia são notórios”, afirma. Ela ressalta que o relatório foi construído a partir da escuta acadêmica.
Na escuta com a comunidade acadêmica, Fátima Raquel informa que os principais pontos de melhorias apontados foram a questão da estrutura física e do quadro de pessoal. “A Uern avançou muito com a autonomia, mas ainda há demandas que precisam de tempo para serem atendidas”, pontuou Fátima Raquel.
O professor Marcílio Falcão, membro da comissão, ressalta que os verbos predominantes nas escutas da comunidade acadêmica foram ampliar e fortalecer. “A gente vê uma mudança significativa na Uern. E temos a certeza que o relatório contribuirá para a gestão definir estratégias para avançar cada vez mais”, diz.
O vice-reitor Chico Dantas reforçou os parabéns ao trabalho da comissão. “Quero registrar a rapidez e a qualidade com que o trabalho foi feito. Isso foi possível graças ao esforço coletivo da comissão”, declara. Ele ressalta que o documento será um importante norteador para as ações da próxima gestão.
Cicília Maia avalia que o relatório de transição é de suma importância para se pensar em novas conquistas para a Uern. “Foram quatro anos de muito aprendizado. A gente está finalizando um ciclo com muito trabalho, com muito pé no chão, sempre em busca de melhorias e avanços. Vamos continuar caminhando sempre com esse olhar multicampi e com um olhar de cuidado com as pessoas”, finaliza.