...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Comissão começa a elaborar plano de retomada de atividades na UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) reuniu nesta segunda-feira (04) a Comissão Especial de Consulta para auxiliar a Reitoria nas decisões para a retomada
das atividades administrativas e acadêmicas ao término do isolamento social causado pela pandemia do Covid 19.

O trabalho da comissão, segundo a reitora em exercício Fátima Raquel Morais, é discutir e apontar sugestões para a retomada dos trabalhos na Instituição. “Esse grupo tem o perfil de estudar o que iremos fazer, dentro da Universidade, nessa retomada. Como iremos fazer, como a gente pensa o nosso calendário diante desse contexto, como a gente pensa a nossa estrutura física, quais são os insumos que iremos precisar, como estão os nossos alunos e servidores como um todo no acesso à tecnologia, para poder pensarmos essas estratégias de forma efetiva”, explicou Fátima Raquel.

A presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), Patrícia Barra, também compõe a comissão. Ela falou sobre a importância do trabalho ser focado no retorno das atividades. “Se a gente vai voltar presencial ou on-line, não sei, mas um fato é que um dia, nós vamos voltar às atividades de forma presencial. O momento é inseguro, mas eu creio que devemos ter um foco para começar, e o foco seria voltar presencial. O presencial do futuro não é o presencial do passado. Nós vamos voltar diferentes. Nossa preocupação, num primeiro momento, é ver as condições da Universidade para que possamos voltar presencial”, analisou a presidente da Aduern.

Sobre as necessidades para o retorno presencial, a engenharia de segurança do trabalho da UERN, Sara Barroso, apresentou o estudo “Recomendações de Segurança nas Instalações da FUERN – Prevenção à Transmissão do Covid 19”. No documento, a engenheira elenca todas as situações e aponta as necessidades para que as atividades voltem de forma presencial de forma segura, desde a adequação das salas de aula até a distribuição de insumos para a comunidade acadêmica. “Não sabemos quando será o retorno, mas independente da data, um dia iremos retomar as atividades presenciais, e nós precisamos estar preparados para essa volta. Não será um retorno comum, devemos trabalhar com várias adaptações, sempre levando em consideração as recomendações das autoridades em saúde”, afirmou a engenheira.

A comissão foi subdividida em grupos de trabalho, que deverão elaborar propostas de acordo com as dimensões acadêmica, tecnológica e estrutural (administrativa), que deverá ser apresentado no dia 12 de maio.

Representantes dos fóruns de diretores e dos chefes de departamentos; e dos professores, estudantes e técnicos administrativos, além da gestão universitária compõem a comissão.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support