A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu mais um passo na busca por soluções para a situação dos animais que vivem em seus campi. A minuta que trata do manejo ético e convivência saudável com os animais foi aprovada ontem, 31 de março, pela Comissão Especial formada para discutir e deliberar sobre esse assunto.
A professora Jéssica Figueiredo, que preside a comissão, falou da alegria em ter essa minuta aprovada. “Nós ficamos extremamente felizes, pois essa minuta representará, sem dúvidas, um marco institucional muito significativo e um norteador muito importante das condutas adotadas dentro da nossa universidade no que se refere a essa convivência com os animais comunitários nos campi da universidade”, comentou.
Ela destacou, ainda, a sensibilidade e o compromisso da Uern com a problemática dos animais que vivem no campus. “Nós colocamos a Uern em um patamar de vanguarda, no que diz respeito à responsabilidade socioambiental, ao bem dos animais e à promoção de uma convivência entre animais e pessoas de modo saudável nos nossos ambientes acadêmicos”.
Todo o empenho dessa comissão é com o intuito de despertar na comunidade, tanto interna quanto externa, o sentimento de responsabilidade com esses animais, além de desenvolver campanhas educativas para prevenção ao abandono e o incentivo à adoção. “A universidade não irá permitir que as pessoas utilizem os espaços dos campi da universidade para abandonar animais. Criaremos uma comissão permanente que ficará responsável por planejar, executar, monitorar e avaliar as ações relativas a essa política, além de promover a articulação com órgãos externos e com instituições parceiras para fortalecer essa política”, afirmou Jéssica Figueiredo. A partir de agora, a Comissão irá finalizar o documento oficial e encaminhá-lo para apreciação do Conselho Universitário (Consuni).
Ações efetivas já foram iniciadas na universidade
A Uern já realizou diversas ações no intuito de assistenciar cães e gatos que, atualmente, vivem no campus. Dentre elas, houve a instalação de diversos comedouros para a alimentação dos bichos, e realizou também, uma ação de castração, onde mais de 200 animais foram atendidos.
A expectativa é de que, com essa minuta, a Uern possa avançar ainda mais nos cuidados com a população animal no âmbito da universidade, além de viabilizar a convivência salutar destes com a comunidade acadêmica.
“Essa política vai estabelecer diretrizes importantes a que nossa comunidade deverá estar atenta e consciente para que a gente consiga controlar a população de animais dentro do campus da universidade e manter uma convivência com eles”, finalizou Jéssica Figueiredo.