Com presença de presidente da UNE, reitores e reitoras debatem políticas de permanência estudantil

Na manhã desta sexta-feira, 20, a Câmara Técnica de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas realizou debate no último dia do 70º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores e Reitoras de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizado no Hotel Garbos.

Políticas afirmativas e de permanência estudantil na universidade pública brasileira foi o tema.

A reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a professora Adriana Marmori, preside a Câmara e louvou o debate, porque “foi pensando no coletivo”. “Foi um processo dinâmico, democrático e participativo”, disse.

Pertencente ao Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae), Cláudia Degrava palestrou na oportunidade. “Questões de justiça social são inseparáveis de questões de ensino e estas incluem a necessidade de deliberarmos e planejarmos, para que vá além da sala de aula e garantir uma cultura de maior engajamento”, destacou ao expor os dados.

De acordo com o estudo apresentado, os números indicam, por exemplo, que quase a totalidade das instituições associadas possuem pró-reitoria estudantil e políticas afirmativas institucionalizadas.

Participaram ainda do debate a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella, e o professor Otto Vinícius, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). “Muitos sonhos são interrompidos pela falta de estrutura”, mencionou, “por isso mais investimentos têm que ser a nossa luta conjunta”, referindo-se aos reitores e às reitoras presentes no fórum.

O professor Otto Vinícius trouxe mais dados de políticas estudantis e, ao final, elencou diversas sugestões para melhoria das ações afirmativas, a partir de uma teoria decolonial. Dentre as sugestão, estão ampliar o percentual de inclusão ético-racial, aa criação de pró-reitorias de ações afirmativas e assuntos estudantis, realização de cursos complementares, inclusão digital, cursos de língua estrangeira para estudantes cotistas, reconhecimento do nome social nos sistemas acadêmicos, fomento para participação em eventos acadêmicos, preparação para pós-graduação e estudos públicos, reserva de vagas nos cursos de pós-graduação.

No debate, a professora Cicília Maia, reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), mencionou a importância de se incluir nas políticas os programas de pós-graduação. A reitora destacou ainda a presença da presidente da UNE. “É significativo, é histórico, é simbólico ter você aqui”.

Confira mais fotos NESTE LINK.

Fotos: Rodrigo Oliveira/Uern