Com festival de triathlon, Uern promove inclusão esportiva para estudantes, servidores e egressos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará o 3º Festival de Triathlon no dia 20 de julho, às 6h30, na Faculdade de Educação Física (Faef), Campus Mossoró. O evento, que já se tornou um marco no calendário esportivo da Universidade, promete reunir estudantes, servidores e membros da comunidade em um dia de competições e integração.

Professor do Departamento de Educação Física da Uern, Adalberto Veronese da Costa destaca a importância do festival para a universidade e a comunidade local. “A minha opinião com relação ao evento de triatlo é, primeiro, a possibilidade de unir o segmento estudantil, técnico-administrativo e docente, participando de um evento dentro da própria Universidade, junto com a comunidade. Nós criamos essas três categorias – aberta, servidor e estudantil – para garantir a participação de todos”, afirma o professor.

O Festival de Triathlon contempla provas de natação, ciclismo e corrida. As competições serão realizadas por equipes compostas por três atletas, sendo um atleta para cada modalidade.

O trio deverá ser misto, com a presença obrigatória de, pelo menos, um homem ou uma mulher em cada equipe. “Entendemos que o triatlo é uma modalidade que precisa ser mais difundida na cidade. A Uern, por meio do curso de Educação Física, propõe eventos como este para avaliar o impacto na comunidade. Percebemos um crescimento no número de pessoas praticando natação, ciclismo e corrida em nossa cidade”, explica o professor Adalberto.

As provas variam de acordo com a categoria: estudantes e servidores terão 125m de natação, 3km de ciclismo e 1,2km de corrida; já a comunidade competirá em distâncias de 225m de natação, 5km de ciclismo e 2,4km de corrida.

Independentemente da categoria, todos os competidores receberão medalhas de participação. As três primeiras equipes de cada categoria serão premiadas com troféus. “O triatlo será um momento de congraçamento desses três esportes e também uma oportunidade de unir o segmento estudantil, técnico-administrativo e docente”, reforça o professor Adalberto.

A iniciativa da Uern visa promover a saúde e o bem-estar, além de incentivar a prática esportiva em diferentes grupos da sociedade.

Participantes destacam importância do esporte da Universidade

A segunda edição do evento ocorreu em março deste ano, quando esportistas e amadores das modalidades de natação, ciclismo e corrida participaram da competição na Faef.

Ao todo 17 equipes, entre as categorias universitário (voltada para estudantes da Uern) e open (aberta a comunidade geral), estiveram presentes. Cada equipe era composta por três atletas, sendo um atleta para cada modalidade (natação, ciclismo e corrida).

Para o estudante do curso de Medicina da Uern, Gabriel Banhato, que competiu no festival, é muito gratificante esse momento de interação entre a comunidade acadêmica através da prática de esporte. “Sempre tive vontade de participar do triatlo e é muito bom ter a introdução desse tipo de evento na nossa universidade”, destaca.

O atleta Gilson Nascimento, que participou da categoria open, destacou que é muito importante a Uern fomentar a prática de esporte. “Eu já pratico ciclismo. E é muito gratificante podermos ter espaços como esse para a prática esportiva. Mais do que a competição, é um incentivo à qualidade de vida”, declara. A competidora Driele Costa reforça a declaração do colega. “É muito bom ter um espaço como esse que possa incentivar a prática da atividade física”, declara.

O professor Mairton França, que também participou do evento, ressaltou que o Festival é uma forma de integrar os setores da Universidade e comunidade externa. “Como é um Festival, a gente não tem aquele ímpeto da competição e chegar primeiro. Então, estamos todos aqui com o objetivo de divulgar o esporte e confraternizar com os colegas”, diz.