Colação de grau: Uern forma cerca de 140 novos profissionais

Transformar vidas e realizar sonhos. Mais do que formar profissionais qualificados, o fruto maior da missão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está na mudança que ela proporciona na vida dos indivíduos, das famílias e na sociedade. E cada colação de grau é celebrado o ápice desse momento de transformação, novas oportunidades e esperança de um futuro melhor.

Na noite desta quarta-feira, 15, cerca de 140 formandos dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Gestão Ambiental, Educação Física, Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia, Comunicação Social, Jornalismo, Rádio, TV e Internet e Direito, da Uern Mossoró, celebraram o encerramento de um ciclo e um início de um novo cheio de possibilidades. A solenidade de colação de grau foi realizada no Requinte Buffet.

Entre os formandos, o graduando José Lucena, do curso de Filosofia, é uma prova de que os sonhos sempre podem ser realizados. Aos 62 anos, ele está concluindo a sua quarta graduação e já se prepara para retornar à Uern e completar a sua quinta.

“Sempre gostei muito de aprender. Sou formado em História pela Uern, em Direito, Psicologia e agora estou concluindo Filosofia. E já quero retornar a Uern para cursar Jornalismo. É Uern é um grande patrimônio do Estado e é uma honra poder ser graduado por essa instituição”, declara.

Em sua primeira graduação, em Gestão Ambiental, o sonho da maranhense Letícia Melo está para além de buscar o conhecimento, ela deseja atua na profissão que sempre foi tão almejada. “Por inspiração de meus pais, escolhi o curso de Gestão Ambiental. Foi muito desafiado, morar longe de casa, da minha família. Ao longo da graduação, cursei um tempo de forma remota e o apoio da Universidade, com o auxílio inclusão digital foi primordial para que eu pudesse dar sequência e concluir o curso”, declara a estudante, que veio de Pedreiras (MA).

Letícia Melo revela que escolheu a Uern por saber da qualidade dos cursos que são oferecidos. “Não é tão fácil encontrar na região cursos de Gestão Ambiental. E o daqui, além de ser bacharelado, tem uma ótima avaliação do MEC. Então, decidi vim. E não me arrependo nenhum pouco. Hoje estou me formando na profissão que eu sempre quis e tenho certeza que vou exercê-la da melhor maneira possível”, declara.

O estudante Paulo Vitor, do curso de Ciências Econômicas, também veio de outra cidade para fazer a graduação na Uern. Natural de Russas, ele fazia diariamente o trajeto de 88 quilômetros para cursar a graduação. “O sacrifício valeu a pena. A Uern me abraçou, me acolheu e me deu todo apoio para que eu conseguisse o meu diploma. Espero voltar em breve para mestrado ou como servidor”, afirma.

O paraninfo das turmas das Faculdades de Ciências Econômicas e Direito, Prof. Dr. Saulo
Medeiros Diniz, se emocionou ao falar sobre a importância da formação humana que a Universidade proporciona. “Mais do que profissionais, a Uern forma ser humanos”, declara. O paraninfo das turmas das Faculdades de Educação Física e Filosofia e Ciências Sociais, o Prof. Me. Esdras Marchezan, ressaltou que a colação de grau representa o início de transformação da vida de todos os graduandos.

A reitoria Cicília Maia enfatizou que a Uern se compromete com a formação humana. “Cada um de vocês carregam o nome da Uern. Tenham orgulho de fazer parte de uma instituição que transforma vidas”, declarou.

Confira as fotos da noite de colação de grau neste link.