Em uma solenidade de colação de grau inédita e histórica no estado potiguar, 25 formandos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberam, ao mesmo tempo, os tão sonhados diplomas e as carteiras de registro profissional do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (Cremern). Motivo de festa em dobro para formandos(as), familiares e amigos(as), no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, na tarde de hoje, 01.
Os agora médicos e médicas são oriundos da Turma 18 da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) e já estão aptos a ingressar no mercado de trabalho.
A solenidade foi presidida pela reitora Cicília Maia, que parabenizou os(as) formandos(as) e seus familiares, ressaltou a parceria com a entidade de classe e desejou sucesso aos novos profissionais da saúde.
“Este marco histórico simboliza o comprometimento da Universidade de capacitar e celebrar seus médicos e médicas recém-formados e recém-formadas proporcionando-lhes não apenas o diploma, mas também o instrumento oficial que os legitima como profissionais da medicina”, discursou a reitora.
Para Cicília, essa iniciativa reflete a importância da Uern em valorizar cada etapa da jornada acadêmica enaltecendo o ingresso dos graduados e das graduadas no exercício responsável e ético da profissão.
A formanda Isabella Nogueira Rodrigues conduziu o tradicional Juramento de Hipócrates, no qual os(as) médicos(as), por ocasião de sua formatura, juram praticar a medicina ética e honestamente.
Layara Gomes da Fonseca, escolhida como oradora da turma, relembrou momentos marcantes ao longo da trajetória dos(as) colegas, com a pandemia no meio do caminho e a distância dos familiares nos seis anos de graduação. A maioria dos(as) discentes do curso são de outras cidades e estados brasileiros.
“Nós nos fizemos crescer, nós nos apoiamos, ligamos, fomos companhia, escuta, vindo de tão longe por ver que fomos a família uns dos outros. Quando a saudade de casa bateu e não tivemos o almoço de um domingo de consolo, na angústia e sensação que não tiveram um colo para ter fim, encontramos em nós o apoio necessário. Sabemos o que passamos juntos para chegar até aqui. Nos unimos nos trabalhos de sala, nos preparávamos para a prova, no internato. Lembraremos de todos os churrascos, dos grupos de estudos, dos cafés da tarde, de companhia para o mercado ou para fazer um absoluto nada”, relembrou.
O paraninfo da turma, professor Fabiano Rodrigues Maximino, direcionou parte do seu discurso para exaltar o desempenho dos(as) então estudantes.
“Essa turma é diferente das outras no sentido de que, antes mesmo de colar grau, um percentual enorme já conseguiu êxito nas provas de residência. E, para quem, no continente chamado Brasil, trabalha com educação de ensino superior médico, sabe que isso é muito difícil. As provas têm sido muito mais difíceis. E os pais, os familiares, os amigos, essa conquista deles é muito, muito merecedora. Uma conquista deles, uma conquista dos professores, uma conquista da universidade”, destacou o docente.
Cumprindo agenda em Brasília, o presidente do Cremern Marcos Jácome não pode estar presente, mas deixou uma mensagem parabenizando os(as) formandos e enaltecendo a iniciativa.
“Isto só foi possível devido ao esforço conjunto, fruto da parceria entre estas duas entidades sérias, confiáveis e comprometidas. A nossa autarquia tem a sensação de dever cumprido e reconhece o esforço e dedicação de seus conselheiros, diretores e colaboradores. Aproveito ainda para parabenizar a Uern através do seu corpo diretivo, docentes, colaboradores, pela missão assumida com galhardia”, enalteceu.
Representaram a entidade no evento os médicos Manoel Nobre (delegado do Cremern) e Marcus Augusto Fernandes (diretor corregedor).
Fotos: Bruno Soares/Agecom