Cinese/EdUCA é selecionado entre mais de 550 atrações para Circuito Cultural Ribeira

O Cinese, grupo de dança contemporânea, vinculado à Escola de Extensão da Uern, foi selecionado para se apresentar no Circuito Ribeira 2023, evento de retomada cultural em Natal.

A diretora da EdUCA, professora Irene van den Berg, e o diretor artístico do Cinese, André Rosa, comemoraram a notícia, pois ao divulgar o resultado da seleção, a diretora da Associação Circuito Cultural Ribeira, Ana Morena, enfatizou a dificuldade de escolher entre 552 propostas apenas pouco mais de 40 para as três edições do evento este ano.

“É um misto de empolgação e frustração. A quantidade de projetos com alta qualidade superou todas as nossas expectativas. Foi muito cruel, ter de selecionar pouco mais de 40 atrações, tendo de deixar tanta gente boa de fora”, disse Morena.

O Circuito Ribeira, que desde 2018 não acontecia por falta de patrocínio, movimenta o setor artístico e também permite que a população tenha acesso à arte e lazer gratuitamente.

As edições da ocupação cultural acontecerão nos dias 17 de setembro, 22 de outubro e 12 de novembro, sempre das 16h às 22h, em oito espaços no bairro histórico da Ribeira, zona Leste de Natal.

O Cinese vai se apresentar na primeira edição, em setembro, no espaço Gira Dança, com o espetáculo “Me chame pelo meu nome”, que estreou em 2022, no evento de Extensão Elo, da Uern.

Sobre o Cinese

O Cinese, grupo de dança contemporânea da Escola de Extensão da UERN (EdUCA), tem como objetivo aproximar a diversidades corporal por meio da dança contemporânea, desenvolvendo reflexões a partir de processos criativos e espetáculos de dança, além de mostrar que todo corpo pode vivenciar a arte de dançar.

Criado em 2018 pelo coreógrafo e mestre em artes cênicas pela UFRN, Juarez Moniz, e dirigido desde de 2020 pelo coreógrafo e mestre em artes cênicas também pela UFRN, André Rosa, o grupo acumula histórico de participação em eventos nacionais e internacionais, conquistando resultados de destaque com dois prêmios no Festival For All Festival de Dança, em 2021.