Texto: Iasmin Cardoso – estagiária de Jornalismo
A terceira edição do Festival de Cinema do Semiárido (Cine Árido) terá a abertura oficial nesta quinta-feira, 27, às 19h, no pátio da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com exibição de filmes selecionados nas mostras competitivas.
O evento acontecerá nos próximos três dias, com entrada gratuita e aberta ao público. A programação contará com a exibição de 22 filmes potiguares produzidos por estudantes da Uern e cineastas potiguares.
Além da exibição das produções, o Festival traz à Mossoró uma das mais importantes atrizes do cinema nacional, a paraibana Marcélia Cartaxo, destaque nos filmes A Hora da Estrela (1985) e Pacarrete (2020). Sua participação acontecerá durante os três dias do evento, sendo a homenageada principal deste ano.
Também será homenageada a cineasta mossoroense Wigna Ribeiro. A solenidade ocorrerá na noite de premiação, dia 29 de novembro, no Multicine Cinemas Mossoró.
O professor e coordenador geral, Esdras Marchezan, comenta sobre o objetivo do evento em prestar homenagens a artistas.

“Desde que pensamos o Cine Árido, consideramos interessante que o Festival também pudesse ser um espaço para reverenciar o trabalho, trajetória e vida de quem constrói a história do nosso cinema. Por isso, a escolha da atriz Marcélia Cartaxo como homenageada principal deste ano. Marcélia carrega consigo uma força especial, com atuações marcantes e premiadas em diversas produções do cinema nacional, além de ser nossa primeira atriz brasileira a conquistar o Urso de Prata, no Festival de Berlim, Alemanha, em 1986, com sua interpretação de Macabéa, no filme ‘A hora da estrela’, de Suzana Amaral”, destaca.
Ainda no dia 29 de novembro, o Cine Árido fará a Mostra Marcélia Cartaxo, apresentando alguns filmes da carreira da atriz, que participará de uma roda de conversa com o público. A atividade acontecerá a partir das 14h30, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), no Campus Central da Uern, em Mossoró.
Na mesma tarde, acontecerá também a Mostra Wigna Ribeiro, apresentando filmes da cineasta mossoroense.
Antes do Festival, está acontecendo, desde o dia 17 de novembro, o “Esquenta Cine Árido”, com a oficina “Documentando”, ministrada pelo cineasta Marlom Meirelles, com aulas sobre documentários e a prática de uma produção de um filme documental, que terá sua estreia no encerramento do evento.
As atividades seguiram com a oferta de oficinas formativas gratuitas. No dia 25 de novembro, foi realizada a oficina “Assessoria de Imprensa para Projetos Culturais”, ministrada pela jornalista Izaíra Thalita.
Nesta quarta-feira, 26, o público contou com três formações: “O design e a força de projetos sociais de impacto”, com o estudante de Rádio, Tv e Internet (RTVI) João Azevedo; “Produção executiva no cinema independente”, conduzida pela professora Kalyne Almeida; e “Empreendedorismo e Marketing: Fotografia e redes sociais na economia criativa”, ministrada pela publicitária Raquel Medeiros.
O evento é uma realização da Uern e do Banco do Nordeste Cultural Mossoró, com apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Confira a programação completa do Cine Árido 2025:
- 27 de Novembro
NOITE
Abertura do Cine Árido 2025
19h – Pátio da Faculdade de Educação da Uern
Presença da atriz e diretora de cinema Marcélia Cartaxo (PB)
Mostra Caatinga
Mostra Mossoró
- 28 de novembro
TARDE
Sessão de Filmes
16h – Fundação Casa do Caminho
Mostra Infantil
Sessão de filmes
14h30 – Auditório do Decom/Uern
Mostra Universitária
NOITE
Sessão de Filmes
19h – Auditório da Proec/Ufersa
Mostra Originários
Mostra Potiguar
- 29 de novembro
TARDE
Sessão de filmes e roda de conversa
14h30 – Auditório da Fafic/Uern
MOSTRA WIGNA RIBEIRO
Vindouro – 15 min
Direção: Wigna Ribeiro
Três Igrejas – 20 min
Direção: Wigna Ribeiro
MOSTRA MARCÉLIA CARTAXO
Redemunho – 20 min
Direção: Marcélia Cartaxo
Casa do Louvor – 19 min
Direção: Marcélia Cartaxo e Cris Fragoso
Lispectorante – 1h33
Direção: Renata Pinheiro
RODA DE CONVERSA COM WIGNA RIBEIRO E MARCÉLIA CARTAXO
NOITE
Sessão de encerramento e premiação
19h – Multicine Cinemas/Partage Shopping Mossoró
Exibição do filme da oficina “Documentando”
Homenagem à cineasta Wigna Ribeiro
Homenagem à atriz e cineasta Marcélia Cartaxo
Exibição do filme “A Praia do fim do mundo” – 1h28 min
Direção: Petrus Cariry
Premiação do Cine Árido 2025
