Quando criança, Jonas Iuri ficava encantado ao assistir programas de tv sobre animais e plantas. Decidido a estudar o que ele já gostava desde a infância, optou por concorrer, no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a uma das vagas no curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O resultado foi positivo e o jovem e mais cerca de outros 2 mil calouros(as) desbravarão um novo mundo de aprendizado a partir do dia 08 de maio, data de início nas aulas do semestre 2023.1.
“A minha expectativa de ingressar na Uern está em alta, imagino pela novidade de conhecer novas pessoas e me aprofundar mais ainda na área que já amo desde pequeno. Sinto que tenha criado um sentimento de afeto muito grande sobre esta área da ciência, que só ficou maior quanto mais lia e aprendia sobre”, revela o ex-aluno do ensino médio de uma escola privada de Mossoró.
Ansiosa também está Julia Rebouças, caloura de Educação Física. “A expectativa de ingressar na universidade está alta, pois será uma nova jornada na minha vida, que me acrescentará não só profissionalmente mas também pessoalmente”, acredita.
A escolha pelo curso se deu pelo interesse que ela tem em assuntos relacionados à saúde e à prática de exercícios físicos. “Escolhi a Uern tendo em vista o tempo de atuação da universidade junto ao curso e também o currículo do corpo docente. Vejo que muitos profissionais que compõem o corpo docente de outras universidades tiveram suas formações na Uern, então isso contribuiu bastante na minha escolha”, comentou.
Titular da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), a professora Fernanda Abreu destaca que, desde o recesso em curso, a Universidade está trabalhando para receber calouros e veteranos, que são a razão da existência dos processos educativos da Instituição.
“Gostaríamos de lembrar a todos e todas que, de 24 a 28 de abril, acontecerão as nossas matrículas de veteranos e todos devem estar atentos para participar. Já no dia 08 de maio começam as nossas aulas e a expectativa é das melhores com o retorno de todos e todas às nossas salas de aulas”, comenta a pró-reitora acrescentando que a Semana de Planejamento Pedagógico começa no dia 02 de maio.
A partir deste semestre, será preciso usar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os(as) veteranos(as) devem acessar e realizar sua “Solicitação de Matrícula”, disponível na área do aluno. No portal.uern.br, há um tutorial ensinando a como recuperar login e senha.
No caso dos(as) ingressantes, a matrícula será realizada pela respectiva Unidade Universitária em todos os componentes curriculares do primeiro semestre letivo do curso no qual está ingressante. As datas são diferentes, levando em conta se o(a) candidato(a) foi aprovado(a) na chamada regular (10 a 20 de abril), na segunda chamada (1º a 5 de maio) ou na terceira chamada (29 de maio a 02 de junho). Posteriormente, o(a) estudante ingressante poderá fazer o ajuste de matrícula pelo Sigaa.
A respectiva Unidade, nos dias 15 e 16 de maio, ficará responsável por efetuar a matrícula dos(as) alunos(as) especiais em seus cursos.
Será de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao processo de Matrícula Curricular nos cursos de graduação da Uern, para o semestre letivo 2023.1, os quais serão divulgados no portal.uern.br.
O iminente semestre letivo 2023.1 se estenderá até 02 de setembro, totalizando 101 dias letivos, sendo 88 dias úteis e 13 sábados letivos. Já o semestre 2023.2 inicia dia 19 de setembro de 2023 e segue até 09 de março de 2024, também com 101 dias letivos.
Assistência
Os novatos e veteranos encontram na Uern vários serviços que visam tornar mais tranquila a jornada acadêmica dos seus milhares de estudantes.
Os programas e auxílios de assistência estudantil conduzidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) incluem o Programa de Moradia Universitária (modalidades Residência Universitária e Auxílio Financeiro), o Programa de Apoio ao Estudante (PAE), o Auxílio Inclusão Digital, o Programa Auxílio-Creche, o Auxílio à participação de estudantes em atividades acadêmicas, científicas e culturais e o atendimento psicossocial por meio de equipe multiprofissional.
Pessoas com deficiência, sejam estudantes, professores ou técnicos administrativos, contam com o apoio da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), criada em 2008, com o objetivo de atender, acompanhar e apoiar essas pessoas com base na Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, bem como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com vistas à garantia dos direitos do espaço de ensino, pesquisa e extensão que consolidem ações e práticas voltadas às diferenças, à inclusão educacional, social e inserção no mercado de trabalho.
Para estudar no próprio campus ou retirar livros e outros materiais para estudar em casa, os discentes podem contar com o Sistema Integrado de Bibliotecas Reitor Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, que conta, em todos os campus, com amplo acervo físico, ambientes para estudo e acesso à internet, biblioteca on-line, aplicativo, entre outros serviços.