...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cartilha orienta sobre a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

Na manhã desta terça-feira, 22, foi realizada a solenidade de lançamento da cartilha “A Força da Rede: enfrentando a violência doméstica e familiar contra as mulheres”. O documento foi elaborado pelo Núcleo de Estudos sobre a Mulher – Simone de Beauvoir (NEM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS) e com o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (JVDFM).

O evento contou com a presença da reitora da Uern, Cicília Maia; a titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), Eliane Anselmo; a Ouvidora da Uern, Sephora Edite; a diretora da Fasso, Joana D’árc; a representante do NEM/Uern, Mirla Cisne; e representantes da Patrulha Lei Maria da Penha.

Cicília Maia destacou que a cartilha representa uma soma de esforços importante para combater todo tido de violência. “É um ato concreto que vai impactar a vida de outras mulheres. A cartilha pode servir de orientações para muitas mulheres, que não sabem reconhecer os tipos de violência, não sabem a quem recorrer, onde procurar ajuda”, avalia a reitora, destacando que a Uern tem se somado a essa luta para combater as violências contra à mulher. “Essa luta tem que ser de todos”, frisa.

Eliane Anselmo externou que está muito feliz em participar desse momento. “Essa cartilha é fruto de um trabalho histórico que o NEM vem desenvolvendo no apoio ao combate à violência contra a mulher”, diz. Sephora Edite ressalta que é importante levar esse conhecimento produzido na Universidade para toda a população.

Joana D’arc enfatiza que a cartilha é um importante documento que soma-se a essa luta tão necessária. “Neste ano, o NEM completa 30 anos de estudos na temática sobre a violência contra a mulher. E essa cartilha reúne informações necessárias sobre a rede de apoio às mulheres vítimas de violência. É um documento que contou com a participação de alunos e professores na sua elaboração”, diz.

A cartilha foi apresentada pela professora Dr. Fernanda Marques. O documento visa garantir o conhecimento sobre a rede de serviços disponível para atender, acolher e proteger mulheres em situação de violência doméstica e familiar e traz informações sobre o conjunto de instituições que prestam serviços especializados, responsáveis por ouvir, proteger e acompanhar as mulheres.

Além de tratar sobre a rede de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, a cartilha ainda traz orientações sobre como identificar os tipos de violência, quais legislações as mulheres podem recorrer, os serviços, telefones e atendimentos que podem ser prestados.

Confira o documento neste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support