...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CAPES DIVULGA RESULTADO DE AVALIAÇÃO TRIENAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quarta-feira, 14 de setembro, o resultado da Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A avaliação contou com a participação de 877 avaliadores com qualificação e competência técnico-científica nas suas respectivas áreas de conhecimento. Os avaliadores, organizados em 46 comissões de avaliação, analisaram os dados referentes ao período de 2007 a 2009 que foram informados pelos programas avaliados. Os resultados produzidos pelas comissões refletem o desempenho dos programas de pós-graduação no triênio 2007/2009.

Foram avaliados 2.718 programas de pós-graduação que correspondem a 4.099 cursos sendo 2.436 de mestrado, 1.420 doutorados e 243 mestrados profissionais. Os programas de pós-graduação receberam notas numa escala de 1 a 7, sendo que: 1 e 2 indicam o descredenciamento do programa, enquanto notas 6 e 7 indicam desempenho de referência e de inserção internacional. Para programas que tenham apenas mestrado, 5 é a nota máxima. Do total de programas avaliados, 2,7% obtiveram notas 1 ou 2; 32% nota 3; 33,6% nota 4; 20,6% nota 5; 6,8% nota 6 e 4,1% nota 7. A proposta do programa, perfil do corpo docente e discente, produção intelectual e inserção social são itens extremamente relevantes do processo avaliativo da CAPES.

Segundo o presidente da Capes, Dr. Jorge Guimarães, o crescimento da pós-graduação no país não foi só quantitativo, mas também qualitativo. “Do ponto de vista do desempenho científico, houve melhora considerável. O Brasil vem galgando posições cada vez mais altas nos rankings internacionais”, afirma. Hoje o país é 13° do mundo em produção científica do ponto de vista da quantidade de publicações. O presidente da agência espera que em 2010 o país chegue ao 12° lugar.

Segundo informações da PROPEG, os três Mestrados da UERN (Computação, Física e Letras) foram avaliados com conceito três, demonstrando que os Programas atingiram indicadores que confirmam a recomendação dos cursos pela CAPES, condição indispensável para o funcionamento dos mesmos. “A PROPEG, na pessoa do Pró-Reitor Dr. Pedro Fernandes, felicita os coordenadores, corpo docente, técnico e discente dos Mestrados em Computação, Física e Letras pelo conceito atingido, pois em sua primeira avaliação os Mestrados da UERN reafirmaram a competência, compromisso e empenho no avanço da pós-graduação e da pesquisa na Universidade e na nossa Região”, destaca o professor Marcelino Pereira, diretor de Pós-Graduação.

Os resultados da avaliação podem ser obtidos no portal da CAPES (www.capes.gov.br).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support