CAPES aprova doutorado em Física e Astronomia da UERN

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou nesta quarta-feira (5) o curso de doutorado em Física e Astronomia da UERN. O novo curso irá integrar o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), que, em dezembro de 2017, obteve nota 4 no Resultado Final da Avaliação da CAPES no Quadriênio 2013-2016.

Atualmente o PPGF é coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Cabral. Por meio de nota, a coordenação acrescenta que a aprovação do Doutorado em Física terá forte impacto na região do Oeste potiguar devido à necessidade de formação qualificada na região e a inexistência de meios de obtê-la a distâncias menores que 250 km. “É importante ressaltar que o PPGF já contribui fortemente para a formação e qualificação dos professores que atuam tanto no ensino médio quanto em instituições de ensino superior. Desde a criação do Mestrado em Física em 2008, o PPGF titulou 54 mestres. Destes, 96% dos egressos do curso estão em programas de doutorado no país, no exterior ou empregados em instituições de ensino existentes na região. Com a criação do Doutorado em Física, a UERN amplia sua capacidade de ser agente provedor de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento nacional, com ênfase no regional”.

O Prof. Dr. João Maria Soares, que integra o corpo docente, ressalta a importância dessa conquista para o PPGF, a Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) e a UERN: “Iniciamos o curso em 2008, tive a alegria de ser o primeiro coordenador. A gente tem um grupo de professores bem qualificado, a maioria sênior. Temos três bolsistas de produtividade e nossos alunos apresentam dissertações de excelente qualidade, muitos já ingressam em doutorados e são aprovados em concursos. A produção científica elevou nossa nota e nos credenciou à conquista do doutorado. Estamos muito felizes”, afirmou João Maria.

Para o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Cláudio Lopes, a conquista do novo curso representa o início da consolidação da pós-graduação da UERN. “Nos últimos anos, nós tivemos uma grande expansão da nossa pós-graduação. Mas nós precisamos e vamos buscar esse aumento do conceito da CAPES para os demais programas. Por isso, este é só o começo dessa consolidação”, enfatiza Cláudio Lopes.

O PPGF tem as seguintes áreas de concentração: Física da Matéria Condensada, Astrofísica e Cosmologia. São cinco linhas de pesquisa: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, Física Estatística e Termodinâmica, Materiais Dielétricos e Semicondutores, Astrofísica, Cosmologia e Gravitação.