Capes aprova curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou, na última semana, a aprovação do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), realizado em associação entre a Uern, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A primeira turma do curso de doutorado terá início já em 2024, reforçando a expansão da pós-graduação stricto sensu e aprimorando a qualificação de docentes na região.

Além do novo curso, o Posensino, que possui nota 4 na Avaliação Quadrienal da Capes, conta com o Mestrado Acadêmico em Ensino, destinado a profissionais que já atuam ou tenham interesse em atuar em instituições públicas de ensino.

“A aprovação do doutorado representa um marco significativo para nossa instituição, fortalecendo a importância dos programas em rede (UERN, UFERSA e IFRN) e evidenciando o compromisso com a qualidade e a inovação no campo do ensino na escola pública”, destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, professora Ellany Gurgel.

Conforme a pró-reitora, a criação do novo curso evidencia o envolvimento coletivo e a dedicação de professores, pesquisadores, técnicos-administrativos, egressos, discentes e demais colaboradores para o desenvolvimento e consolidação do Pós-Ensino.

“Isso contribui de maneira significativa para a formação de profissionais e para a geração de conhecimento, impactando positivamente o progresso da educação em nossa região e em nosso país, além de reforçar o nosso comprometimento em continuar trilhando o caminho do conhecimento e da excelência acadêmica na Uern”, acrescenta a professora.