O programa de áudio Canal Aberto, produzido pela Agência de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Agecom/Uern), está com novo episódio no ar. Desta vez, o programa coloca em discussão os riscos que os microplásticos podem causar à nossa saúde.
Por mais que não vejamos, os microplásticos estão na água, no solo, no ar, e acabam entrando na cadeia alimentar. Estima-se que os humanos consumam entre 39 mil e 52 mil microplásticos por ano, número que aumenta para até 121 mil, se a via de inalação for considerada.
Estudos científicos encontraram partículas em alimentos tão diversos quanto açúcar, sal e mel. Outra grande fonte de contaminação alimentar são os peixes e frutos do mar, que ingerem ou filtram os micro e nanoplásticos do oceano e depois transferem essas cargas para os predadores, incluindo os seres humanos.
Para explicar sobre esse assunto, conversamos com a professora Ana Cláudia Oliveira, da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs/Uern). Ela comentou sobre os ricos dos microplásticos, inclusive quando utilizamos recipientes de plástico para armazenar ou esquentar alimentos.
Você confere esse e outros episódios do Canal Aberto aqui.
