O Canal Aberto, programa de áudio produzido pela Agência de Comunicação da Uern, lançou nesta segunda-feira um novo episódio, discutindo questões ligadas ao adoecimento mental no ambiente de trabalho e o avanço do número de casos registrados em todo o país.
Em 2024, O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 472 mil afastamentos do trabalho por questões ligadas à saúde mental. O número supera em 68% o total de casos notificados em 2023.
Enquanto esse tipo de adoecimento avança, cresce também o consumo de substâncias que servem como escape para o cansaço ou como suporte para atender a demandas do ambiente de trabalho.
Para abordar a temática, o programa conversou com a psicóloga Nathaly Andrade, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).
Durante o episódio, ela discutiu pontos como os possíveis motivos para o aumento dos casos de adoecimento e a responsabilidade de empregados e empregadores nesse cenário.
Nesta terça-feira (28), Nathaly também irá facilitar o encontro “Entre o cansaço e o escape: o uso de drogas e o adoecimento no trabalho contemporâneo”, que faz parte do ciclo de capacitações da pró-reitoria.
Acesse abaixo:
Capacitações anteriores da série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro, no YouTube
