Teve início semana a programação do maior evento de caráter científico da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Até o próximo dia 22, a VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), realiza atividades em dias distintos em todos os campi.
Na primeira semana de programação, foram realizadas atividades nos campi de Assú, Natal, as Caicó e Patu. Na próxima semana, de 12 a 14 de novembro, a programação será realizada no Campus de Pau dos Ferros. No Campus Central, em Mossoró, as atividades acontecem de 18 a 22 de novembro.
Neste ano, a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação têm como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. A ideia é possibilitar a popularização e divulgação da ciência como base para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e social, a partir do desenvolvimento da articulação com os equipamentos sociais, as instituições e empresas sediadas na região.
A programação contará com palestras, conferências, apresentações de trabalhos, exposição de ações de pesquisa e extensão entre outros. A iniciativa visa integrar alunos, professores, técnicos administrativos e os diferentes segmentos da sociedade em torno da discussão da ciência, tecnologia e inovação.
Dentro da programação da Semana, serão realizados de forma paralela: XV Salão de Iniciação Científica; VIII Encontro de Pós-Graduação; VIII Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio; VI Encontro de Inovação e Empreendedorismo; IV Colóquio Temático das Unidades Acadêmicas da UERN; V Salão de Extensão; I Feira de Profissões, além do espaço de lançamentos de divulgação científica e cultural.
Desde o ano passado, a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN ganhou proporções maiores e passou a ser realizada de forma descentralizada em todos os campi da Universidade. “Tornou-se praticamente um mês de programação para difundir e socializar a ciência e tecnologia”, declara Rodolfo Lopes.
A VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). “É um mês intenso de programação, mas também é um período bastante compensatório porque conseguimos fazer com que o conhecimento chegue a toda a sociedade, em diferentes cidades do Estado”, avalia Rodolfo Lopes.
Os interessados ainda podem realizar as inscrições através deste link.