Campanha RN + Limpo visa arrecadar seis toneladas de resíduos eletrônicos

Em uma tarde de ações educativas e exposição de projetos ambientais, foi lançada, no Partage Shopping Mossoró, a Campanha RN + Limpo. A iniciativa, desenvolvida pelo Governo do RN e Instituições parceiras, tem como objetivo orientar a população sobre o descarte correto dos resíduos eletrônicos.

Participaram da solenidade, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e demais entidades parceiras. De acordo com o Pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, que representou a reitora Cicília Maia na solenidade, é muito importante a campanha que visa despertar a consciência ambiental e a prática de ações mais sustentáveis.

A Campanha RN + Limpo contará com pontos de coleta nos seguintes locais: sede da Caern no bairro Bom Jardim, Centro de Convivência da Uern, sede da OAB em Nova Betânia, Faculdade Católica e Partage Shopping Mossoró. Além disso, contará com a adesão da prefeitura de Mossoró que terá coletores no Parque Municipal Maurício de Oliveira e Escola de Artes (que fica na Avenida Alberto Maranhão, próximo ao Ginásio Pedro Ciarlini). A meta é arrecadar seis toneladas de lixo eletrônico até o mês de junho.

Esta é a segunda vez que o município de Mossoró participa da Campanha RN + Limpo.

Além do lançamento de campanha, também houve a exposição de projetos das entidades envolvidas na iniciativa. A Uern esteve presenta com a exposição de 11 projetos de extensão, como o Núcleo de Políticas Públicas- Tecendo Rede de Cidadania; Viveiro de Produção de Mudas; Esporte na Uern; Educação ambiental e conservação marinha – Projeto Cetáceos da Costa Branca; testagens Rápidas para detecção de Sífilis, HIV, Hepatites B e C; entre outros.

Esdras Marchezan ressalta que é de suma importância esse contato direto da Uern com a comunidade. “Estamos mais uma vez no Partage Shopping apresentando nossas ações de extensão e mostrando o que temos desenvolvido na Universidade. Momentos como esse são muito importantes para mostrar a Universidade para as pessoas, e mostrar o que temos de melhor”, declara.

O estudante João Vitor, do curso de Ciências Sociais, esteve presente com o Núcleo de Políticas Públicas – Tecendo Rede de Cidadania. Para ele, é uma experiência única participar de ações como esta. “Desenvolvemos um jogo sobre políticas públicas, e é muito bom poder compartilhar essa temática tão importante de forma dinâmica, ter esse contato com o público exterior”, declara.

O que pode ser destinado nos coletores do RN + Limpo?

Celulares, tablets, carregadores, notebook, computadores, nobreak, estabilizadores, monitores, impressoras, modems, roteadores, pendrives, teclado e mouse, placas de circuito, TVs (exceto de tubo), controle remoto, vídeo cassete, CD rom, rádio, caixa de som, gravadores, cabos, microfones, câmeras fotográficas, filmadoras, decodificadores, autofalantes, antenas e receptores; eletrodomésticos e eletroportáteis de pequeno porte: microondas, liquidificador, secador de cabelo, ventiladores, geradores, conectores, cabos elétricos, lanternas, trituradores.

O que não pode ser destinado?
Pilhas, lâmpadas, tonners, cartuchos, sucata ou TV de tubo