...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Campanha Meu Melhor Natal atinge recorde de doações e estende calendário de entregas

Um Natal pra lá de colorido, com incentivo ao esporte e à leitura: assim está sendo a 26ª edição da Campanha Meu Melhor Natal, realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Desde o dia 3 de dezembro, uma equipe de voluntários, membros da universidade, parceiros de diversas instituições e claro, o Papai Noel, vem fazendo a alegria de milhares de crianças com a distribuição de presentes.

No intuito de incentivar a prática do esporte, este ano, a meta da campanha era arrecadar 3.500 bolas para serem distribuídas, inicialmente, em 21 instituições de ensino. Mas, para surpresa e felicidade dos organizadores, essa meta foi ultrapassada. “Hoje já chegamos a 42 instituições contempladas e ultrapassamos 6 mil bolas. Então daqui pra sexta-feira ainda teremos mais entregas”, disse Bianca Valente, uma das coordenadoras da campanha.

A comissão organizadora do Meu Melhor Natal está preparando novas entregas que serão feitas, inclusive, fora de Mossoró. “A gente vai ter entrega em um assentamento quilombola em Baraúna, além de três escolas também da zona rural de Baraúna. A ideia é contemplar também algumas instituições hospitalares e de assistência social”, informou Bianca Valente.

O sucesso da campanha mostra que, a cada ano, a rede de solidariedade idealizada pela Uern vem se tornando maior e mais forte, através da ajuda de todos que doaram e também  dos parceiros da campanha. Dentre eles, a Prefeitura de Mossoró que, por meio da secretaria de esporte e juventude, também contribuiu com a campanha este ano. “Assim que soubemos da campanha Meu Melhor Natal, é claro que a gente não poderia ficar de fora, ainda mais enquanto secretaria de Esporte e Juventude, que a gente sabe que nessa época do ano muita criança adora brincar, adora receber uma bola e é importante também para incentivar a prática do esporte dentro das nossas escolas. Então fizemos essa parceria e estamos doando bolas de vôlei para as escolas”, comentou Larissa Maciel, Secretária de Esporte e Juventude de Mossoró.

Em 2024, a campanha também conta com o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Secretaria Municipal de Educação, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Mossoró, empresas como TCM Telecom e Nossa Clínica, Timbu Editora e Editora FTD, além de membros da maçonaria e dos Correios. 

Crianças prestigiam a Caravana Natalina da Proex 

Na manhã de hoje, 17, crianças da Unidade de Educação Infantil Noeme Borges de Andrade, no bairro Dom Jaime Câmara, em Mossoró, receberam a equipe da Uern e a Caravana Natalina da Pró-reitoria de Extensão (PROEX/UERN), que encantou aos pequenos com o espetáculo O Natal do Coronel, realizado pelos grupos de dança (GRUDUM) e de teatro (GRUTUM) da Uern . A apresentação trouxe uma reflexão sobre o significado do Natal, com uma mensagem de amor, esperança e solidariedade.

Para o supervisor da UEI Noeme Borges, Roberto Jales, essa parceria com a Uern tem feito a diferença na vida dessas crianças. “A partir do momento que vocês trazem cultura, trazem lazer, trazem diversão e arte para a nossa unidade através desse teatro que aqui aconteceu, através desses presentes que aqui chegaram para essas crianças, é muito importante, vocês estão trazendo oportunidades a essas crianças que às vezes nem tem em casa, mas vocês estão chegando junto e na hora certa”, disse.

Sacola literária: um incentivo à leitura desde a infância

Além do lazer e da prática de atividade física, a Uern também busca incentivar o hábito da leitura junto às crianças, por acreditar que a educação é capaz de transformar vidas. Pensando nisso, foi criada este ano a “sacola literária”, um kit com livros que é entregue a cada uma das unidades de ensino visitadas pela caravana da Uern. “Na sacola literária tem um caderno onde as famílias podem fazer um registro dessa experiência de leitura das crianças. A ‘sacola literária’ veio para agregar a campanha, incentivando não só a doação de brinquedo, mas também o estímulo à leitura, ao conhecimento e ao uso da imaginação”, comentou Isabel Amaral, pró-reitora de Gestão de Pessoas da Uern.

A iniciativa foi possível graças ao apoio das editoras TFD e Timbu, que fizeram as doações dos kits. Para quem recebe, o sentimento é de gratidão. “Iniciativa maravilhosa. É uma oportunidade para que essas crianças construam também sua própria literatura a partir do momento que você conhece a história do seu bairro, sabe a história da sua escola, e constrói a sua própria história. Então é um presente maravilhoso”, afirmou  Roberto Jales, supervisor da UEI Noeme Borges.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support