Neste domingo (30), a 1ª Caminhada Histórica Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi, a 71 quilômetros de Natal, vai apresentar ao público a trajetória do primeiro pároco da cidade e o legado dele para a formação social e comunitária do município. A Caminhada é organizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo do Potengi, a Sociedade Educadora São Francisco (SESF) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
A professora Irene van den Berg, docente do curso de Ciências da Religião da Uern Natal, organizadora da caminhada, lembra que Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros atuou por mais de 50 anos na cidade e liderou iniciativas que resultaram na criação de serviços e equipamentos como rádio comunitária, cinema, escola, maternidade, cisterna social, banda de música, sindicato de trabalhadores rurais, clube de mães e espaços de apoio social.
A Caminhada visitará pontos e prédios da cidade, para contextualizar como a atuação de Monsenhor Expedito impulsionou a organização comunitária e o desenvolvimento local. O percurso inclui: Sociedade Educadora São Francisco; cisterna do Padre, Casa do Menor Trabalhador e secretaria paroquial; Colégio São José; Maternidade Francisquinha Fonseca; Centro Lítero Recreativo; Centro Social São Paulo; Quadra do Padre; Sede da Banda de Música; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Clube de Mães e Educandário Jesus Menino; Casa Paroquial – Memorial Monsenhor Expedito; e Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo.
A programação é gratuita e aberta ao público. A concentração começará às 14h, com exposição fotográfica no auditório da Escola São Francisco; às 15h, terá início a caminhada pelos pontos históricos; e às 16h30, o encerramento será com missa na Matriz de São Paulo Apóstolo. As inscrições estão disponíveis no Instagram @caminhadahistoricaspp.
“Com o tema “O legado pastoral e social de um profeta”, a caminhada apresentará ao público a história de um dos clérigos mais carismáticos e importantes do Rio Grande do Norte, de forma acessível e para reforçar a importância do legado de Monsenhor Expedito para a construção institucional e comunitária do município de São Paulo do Potengi”, explica a professora, que acrescenta que a Uern empenhará nesse novo projeto a experiência das caminhadas temáticas realizadas em Natal desde 2018. “Professores e estudantes da Universidade e da SESF têm realizado levantamento documental, entrevistas e pesquisa de campo sobre o legado do sacerdote. No dia do evento, alunos do Curso de Ciências da Religião da Uern Natal farão apoio e mediação durante o percurso”, conta.
