Câmara Municipal de Natal realiza sessão solene em homenagem aos 21 anos de fundação do Campus da Uern

Nessa segunda-feira (29), em sessão solene de propositura da vereadora Nina Souza, a Câmara Municipal de Natal entregou o Título de Cidadão Natalense ao ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, José Walter da Fonseca, e homenageou os 21 anos de fundação do Campus da Uern em Natal, única instituição pública de ensino superior na zona Norte da cidade.

“Como professora que também sou, é muito especial para mim poder fazer a propositura desse momento de reconhecimento do legado e dos serviços prestado pelo professor Walter Fonseca à Educação do nosso Município, como ex-secretário de Educação de Natal e ex-reitor responsável pela fundação do Campus da Uern em Natal, na zona Norte, onde ao longo desses 21 anos de existência tem impactado na vida de milhares de jovens e suas famílias”, destacou a vereadora. “Quero parabenizar a todos e todas que fazem o Campus da Uern em Natal. E em nome da nossa querida Professora Audenora, que nos deixou na última sexta-feira (26), e de quem também fui aluna, quero saudar aos homenageados e homenageadas”, acrescentou Nina Souza.

O professor José Walter da Fonseca foi reitor da Uern por três períodos. Em 13 de junho de 2002, criou o Campus de Natal, com quatro cursos de graduação: Ciências da Religião, Direito, Turismo e Ciência da Computação. Depois somou-se a esses o bacharelado de Ciência e Tecnologia. Juntos, os cinco cursos têm hoje cerca de mil alunos. O Campus de Natal ainda oferece pós-graduação e projetos de ensino, pesquisa e extensão que atendem a comunidade externa, como o Núcleo de Prática Jurídica, que presta assistência gratuita aos moradores da zona Norte, e a Escola de Extensão de Uern (EdUCA), que atende milhares de pessoas em atividades de lazer, esporte e cultura.

Ao lado do vice-reitor Prof. Dr. Chico Dantas e do diretor do Campus de Natal Prof. Dr. David Leite, a reitora Profª Dra. Cicília Raquel Maia Leite agradeceu à Câmara Municipal de Natal, pelo reconhecimento e convidou a todos os natalenses que ainda não conhecem o Campus da Uern a irem visita-lo e se engajarem na defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e comprometida com a inclusão social.

Também participaram da sessão solene o Presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), Gilton Sampaio, representando a governadora Fátima Bezerra, e secretário adjunto de Educação de Natal, Mario Sérgio, representando o prefeito Álvaro Dias.

As homenagens foram concedidas a 16 pessoas, que contribuíram para o crescimento e consolidação do Campus Avançado de Natal. Confira a lista das homenageadas e homenageados e galeria de fotos da sessão solene:

– Fátima Bezerra (Governadora e Chanceler da Uern)
– Ex-reitor Prof. José Walter da Fonseca
– Ex-reitor Prof. Milton Marques de Medeiros (in memoriam)
– Ex-reitor Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto
– Professora Maria Audenora das Neves Silva Martins (in memoriam)
– Professora Irene de Araújo Van Den Berg Silva
– Professora Araceli Sobreira Benevides
– Professora Maria Helena de Freitas
– Professor aposentado Djalma Xavier de Mesquita
– Professor Genaro Camboim Lopes de Andrade Lula
– Professor João Batista Xavier.
– Professor Carlos André Guerra Fonseca:
– Bibliotecário Neto Lopes
– Servidora Alda Lêda Martins firmino da Costa
– Prestadora de serviço Maria Goreth Pompeu de Assis
– Marlene Santana de Oliveira (Coordenadora da Associação de Idosos Julieta Barros)