A Câmara Municipal de Apodi aprovou nesta quinta-feira (02), por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que autoriza a doação do imóvel onde atualmente funciona a Escola Municipal Lourdes Mota para a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), com a finalidade de sediar o Campus da Uern no município.
O imóvel, localizado no centro da cidade e com área de 1.785,60 m², será destinado a atividades acadêmicas e administrativas. O projeto assegura ainda o funcionamento da Escola Lourdes Mota no espaço por até três anos, prorrogáveis por igual período, para que a Prefeitura construa uma nova unidade escolar. Durante esse período, a Uern já poderá iniciar adequações e atividades, de forma compatível com as aulas da escola.
Atualmente, a Uern oferta cinco cursos, sendo quatro de graduação e um de pós-graduação em Apodi, através do Pólo EaD Poty dos Encantos. São eles: Sistemas para Internet, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Educação do Campo e a pós-graduação em Mídias da Educação. Além disso, a cidade conta com a Residência Tecnológica em Mecanização da Agricultura, fruto de parceria entre a Uern, Ufersa, IFRN, Sedraf e a Universidade Agrícola da China, que faz de Apodi a primeira cidade do Brasil a receber esse modelo de formação voltado à inovação no campo.
A reitora da Uern ressaltou a relevância histórica da iniciativa. “Este é mais um passo para a instalação do Campus da Uern em Apodi. Aqui já funcionou um importante núcleo, que precisou encerrar as atividades, mas a Uern nunca se distanciou de Apodi. Estamos aqui com o Pólo EaD, que possui 144 estudantes ativos, com a residência tecnológica e muito próximos de ter o nosso tão sonhado Campus. Gratidão aos 13 vereadores da Câmara Municipal de Apodi que entenderam a importância desta doação, ao prefeito Sabino e a todos e todas que participaram, ao longo de mais de uma década, desta construção”, destacou.
Além da dimensão educacional, a presença da Uern deve gerar impacto positivo na economia local, movimentando o comércio, o setor de serviços e o mercado imobiliário, além de enriquecer a vida cultural da cidade por meio de eventos acadêmicos, artísticos e esportivos abertos à comunidade.
Com a doação aprovada, a Uern inicia os trâmites para implantação do campus, que se dará de forma gradual, segundo cronograma apresentado na Câmara Municipal.