Autoridades destacam capilaridade e papel transformador de universidades durante Fórum da Abruem

Na abertura do 70º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), as autoridades presentes destacaram a capilaridade e o papel transformador das instituições de ensino superior.

“Eu sou fruto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e tenho muito orgulho de defender essa Universidade onde nós vamos, porque são as universidades estaduais e municipais que conseguem chegar nos menores municípios”, disse a deputada estadual Isolda Dantas.

Também deputada estadual, Divaneide Basilio registrou que “é um orgulho imenso receber esse fórum e, enquanto presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RN, tenho que valorizar esse fórum e a defesa da ciência”. Ela falou ainda da importância do Campus Natal da Uern e da importância das universidades da reconstrução do País.

O vereador Lawrence Amorim, presidente da Câmara Municipal de Mossoró declarou: “Que este seja um momento rico de troca de experiência, sempre pensando no desenvolvimento do ensino superior”, também destacando o papel da Universidade estadual potiguar.

“Toda a bancada federal do RN assinamos a frente mista das universidades estaduais e municipais. Essa bancada está à disposição”, disse o deputado federal Fernando Mineiro. “Se não fossem as universidades estaduais, muitos jovens não teriam acesso ao ensino superior e a sociedade não teria os profissionais que tem. São estruturas fundamentais”, completou, salientando que acompanha de perto o trabalho da Uern.

Reitoria da Uern, a professora Cicilia Maia mencionou a capilaridade das instituições estaduais e municipais. “Elas desempenham um papel fundamental para além das grandes metrópoles e essa capilaridade é essencial. Permite que essas instituições atendem demandas específicas de cada região”.

Nos 55 anos da Uern, disse a reitora, mais de 56 mil profissionais se formaram. Afirmou ainda que, neste momento de reconstrução do País, as universidades estaduais e municipais são indispensáveis, sublinhando que os governos precisam notar e valorizar essa importância. “O Brasil se encontra num momento histórico em que sua reconstrução baseada em ciência, tecnologia e informação”.

As autoridades do RN mencionaram todas as conquistas recentes da Uern, com a aprovação de sua autonomia financeira, o fim da lista tríplice para escolha de reitor ou reitora e a aprovação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração de docentes e técnicos-administrativos.

De acordo com o professor Odilon Morais, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Presidente da Abruem, as universidades estaduais e municipais representam mais de 40% da matrícula do ensino superior do país e são instrumentos de transformação de vidas.

O docente lembrou que, ainda criança, conheceu o Campus Mossoró da Uern, onde seu irmão prestou vestibular. Não houve aprovação, mas a instituição o marcou, disse. Esse irmão, Odilon e toda a família prosseguiram seus estudos nas universidades públicas. “Uma família de agricultores se transformou numa família de professores”.

Desse modo, dada a sua importância, comentaram todos, a inserção dessas instituições num projeto nacional de educação superior, é fator determinante no desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Confira mais fotos da cerimônia NESTE LINK.