Aulas do semestre 2024.2 iniciam nesta segunda-feira

Mais de 10.500 estudantes novatos e veteranos dos cursos de graduação presencial e Ensino a Distância (EAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) voltam às aulas na próxima segunda-feira, 19. É um momento de reencontros e de muita expectativa para o semestre que se inicia.

A Uern oferece 56 cursos de graduação presencial nos campi de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Além de sete cursos em EAD em 16 polos em Apodi, Assú, Caraúbas, Currais Novos, Grossos, Guamaré, João Câmara, Lajes, Luís Gomes. Marcelino Vieira, Martins, Natal, Parelhas, Parnamirim, Patu e São Gonçalo do Amarante.

A reitora Cicília Maia deseja boas-vindas a todos estudantes, novatos e os veteranos, e servidores para mais um semestre letivo. “É uma alegria acolher cada um de vocês. Com o desejo de muita energia, foco e disposição vamos iniciar esse semestre. Com certeza, teremos momentos de muita troca e muito aprendizado”, afirma.

De acordo com o calendário acadêmico, o semestre 2024.2 iniciou no último dia 13, com a Semana de Planejamento Pedagógico e segue até o dia 21 de dezembro de 2024, seguindo o calendário civil. A Pró-reitora de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu, enfatiza que o início do semestre se dá com uma expectativa, como sempre, muito boa.

“Mais uma vez um conjunto de ações do nosso Reconecta foram pensadas para formação e acolhida da comunidade acadêmica em seus vários segmentos, realizadas de forma integrada e colaborativa.
Essa expectativa positiva se avulta diante da previsão de alinhamento do calendário acadêmico ao calendário civil, a partir deste 2024.2, que iniciamos na semana 2 do mês de agosto”, diz.

E complementa: “Associado a isto, concomitantemente aqueles que nos chegam, todas as colações de grau de 2024.1 estão previstas também para esse agosto, completando ciclos cruciais para a vida acadêmica e profissional de nossas e nossos estudantes. É um marco importantíssimo para a Universidade e um ganho substancial para a sociedade à qual ela serve”.

Para o estudante Mikael Victor, do curso de Direito, as expectativas são de renovação, crescimento e realização acadêmica e pessoal. “Este período representa uma nova oportunidade para traçar novas metas. E pessoalmente, estou ansioso para o início do novo semestre. Acredito que este é um momento perfeito para consolidar o conhecimento adquirido e buscar excelência em todas as atividades acadêmicas”, relatou.

Alice Morais, estudante do 5º período do curso de Ciências Biológicas, destaca que o novo semestre trará novas oportunidades de aprofundamento teórico, mais atividades práticas, pesquisa de campo e experimentos laboratoriais.

Maria Emanuela, caloura no curso de Jornalismo, afirma estar ansiosa para começar na instituição que sempre admirou. “Sinto que estou preparada para enfrentar os desafios e abraçar as oportunidades que virão. Tenho um carinho imenso pela UERN, uma instituição que sempre admirei. Estou cheia de expectativas e pronta para me dedicar ao curso e ao que ele representa para o meu futuro”, disse.