Para propor uma reflexão sobre a importância da produção científica no cotidiano, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoveu a Aula Magna do semestre letivo 2025.1 sobre essa temática tão relevante para os acadêmicos, em especial para os calouros. A atividade ocorreu na noite desta quinta-feira, 20, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Uern Oficial.
A Aula Magna foi ministrada pela professora Dra. Ângela Paiva, ex-reitora e professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que apresentou o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação: como podemos impulsionar o desenvolvimento nacional?”. A professora também a presidente do Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX/UFRN).
“É de suma importância debater sobre como a ciência, a tecnologia e a inovação como fatores definidores para o desenvolvimento do Estado e do País. A proposta deste encontro é justamente pensar esse tema, junto com os estudantes, a partir do contexto da educação superior e o papel das Universidades na produção científica”, destaca a professora Ângela Paiva.
O vice-reitor Chico Dantas, que fez a mensagem de boas-vindas aos calouros e veteranos ao semestre 2025.1, reafirmou o papel da Universidade na produção de ciência e inovação. “Este é um tema bastante atual e de suma relevância para os acadêmicos”, destaca.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, Ellany Gurgel, que coordenou os trabalhos, ratificou que debater sobre a ciência e inovação como impulsionadores do desenvolvimento é essencial para os universitários.
O professor Marcílio Falcão, coordenador do Fórum de Diretoras e Diretores da Uern, externou a alegria de iniciar o calendário acadêmico regularizado com o calendário civil. Rosenildo Silva, coordenador do Fórum de Chefes de Departamento, complementou que este é um momento muito especial e é uma satisfação iniciar o semestre debatendo um tema tão importante, que é a produção científica.
As aulas semestre letivo 2025.1 da Uern iniciaram no dia 17 de fevereiro em todos os Campi: Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros.